INSTABILIDADE ARTICULAR, DOR E FORÇA DOS MÚSCULOS ESTABILIZADORES DO OMBRO EM ATLETAS DE VOLEIBOL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346393Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223658346393
O voleibol contém fundamentos que causam grande impacto nas articulações, podendo deixar os praticantes suscetíveis a lesões. Assim, objetivou-se verificar se a força dos músculos estabilizadores do ombro pode ter influência sobre a dor e instabilidade articular no ombro em jogadores de voleibol. Participaram 11 atletas do sexo masculino (16,8±0,7 anos) das categorias de base de um time de voleibol profissional de Florianópolis/SC. Os participantes foram avaliados quanto à presença de dor, instabilidade articular de ombro e realizaram testes de força da musculatura estabilizadora de ombro. 27,3% dos participantes apresentaram a associação de dor e instabilidade. O grupo muscular dos estabilizadores da escápula mostrou-se mais fraco no grupo que tinha dor no ombro e também no grupo que tinha a associação de dor e instabilidade no ombro. Pode-se concluir que a fraqueza dos músculos estabilizadores da escápula tem relação com a presença de dor e instabilidade nos participantes dessa pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.