AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO CORTICAL PARA MELHORA DA ATENÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH

Autores

  • Alisson Padilha De Lima Pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.
  • Fabrício Bruno Cardoso
  • Iris Do Céu Lima e Silva
  • Lucianne Fragel-Madeira
  • Alfred Sholl-Franco

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658349691

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658349691

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um programa de estimulação cortical para crianças com Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que expressam corporalmente a dificuldade em manter um estado de atenção concentrado durante suas aulas. Participaram do estudo 80 crianças do sexo masculino com idade compreendida entre 8 e 11 anos, diagnosticados com TDAH e que foram avaliadas pelo aparelho ERP-P300 para identificar a eficácia da intervenção após 140 sessões de estimulação cortical. Pode-se concluir que a estimulação cortical, por via auditiva, realizada por meio de batidas binaural, mostrou-se valiosa na melhora dos níveis de atenção de crianças com TDAH.

Descritores: Avaliação, crianças, estimulação cortical e transtornos de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha De Lima, Pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Professor Bacharel e Licenciado em Educação Física CEULJI/ULBRA, Especialista em Educação Especial UCDB/MS, Personal Trainer para populações especiais, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

Fabrício Bruno Cardoso

Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc/UFRJ), Programa de Doutorado em Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

Iris Do Céu Lima e Silva

Departamento de Neurobiologia -Instituto de Biologia- Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ; Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física

Lucianne Fragel-Madeira

Departamento de Neurobiologia -Instituto de Biologia- Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ

Alfred Sholl-Franco

Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc/UFRJ), Programa de Doutorado em Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ)

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Lima, A. P. D., Cardoso, F. B., Lima e Silva, I. D. C., Fragel-Madeira, L., & Sholl-Franco, A. (2014). AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO CORTICAL PARA MELHORA DA ATENÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH. Saúde (Santa Maria), 40(1), 71–76. https://doi.org/10.5902/223658349691