PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E O SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO AMBIENTE PRÉ-HOSPITALAR: O SABER ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583422160Abstract
Objetivo: Identificar o conhecimento de acadêmicos sobre Parada Cardiorrespiratória e Suporte Básico de Vida precoce. Metodologia: Estudo transversal descritivo e exploratório, realizado no segundo semestre de 2014, com 81 alunos do Núcleo de Biociências de um Centro Universitário em Belo Horizonte. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado validado, contendo 09 perguntas de múltipla escolha. Todas as análises estatísticas foram realizadas pelo programa SPSS 19.0. Resultados: Verificou-se que 100% dos entrevistados sabem verificar a presença de movimentos respiratórios, porém a realização da manobra para facilitar a respiração foi assertiva em 79% destes, 87% compreendem a finalidade da massagem cardíaca, 29,6% sabem o número de compressões por minuto a ser realizada em vítima adulta. Conclusão: A população estudada tende a possuir conhecimento insuficiente sobre Suporte Básico de Vida precoce, o que pode comprometer o atendimento prestado.
Descritores: Ressuscitação Cardiopulmonar; Parada Cardíaca; Educação em Saúde.