MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415525Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525
Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar.