PERFIL DOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Natalia Dalla Côrte Cantarelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Elsa Karsburg da Rosa Marchesan Filiação Institucional: Universidade Federal de Santa Maria
  • Marion Caroline Do Amaral Universidade Federal de Santa Maria
  • Jadir Camargo Lemos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583412777

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583412777

O presente estudo buscou conhecer o perfil dos usuários de substâncias psicoativas que internaram no período de outubro de 2009 a outubro de 2010 em um Hospital Universitário do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como exploratória documental, de natureza quantitativa, através de uma busca nos registros de 177 prontuários. O instrumento da pesquisa foi constituído por questões referentes a informações sociodemográficas, histórico de internações e dados referentes à condição de saúde. Constatou-se um considerável número de internações por homens, entre 31 e 50 anos, sem ocupação, separados/divorciados e uso prevalente de álcool em tempo médio de 24 anos - dado que sinaliza que não só o contato inicial, mas também, o abuso do consumo iniciou na adolescência. Considera-se que este estudo pode contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o fenômeno das drogas, fato que poderá auxiliar o desenvolvimento de práticas de cuidado adequadas a essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Dalla Côrte Cantarelli, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Especialista em Atenção Hospitalar pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada/UFSM (2011). Atualmente, trabalha como Psicóloga Clínica e é Mestranda no PPGP/UFSM. Possui, ainda, experiência no trabalho em Assistência na Área de Medicina Preventiva e na Área de Hematologia Oncologia.

Elsa Karsburg da Rosa Marchesan, Filiação Institucional: Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atuou como Residente da 1ª Turma de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde/ ênfase em Atenção em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Marion Caroline Do Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), e Pós-Graduação (Lato Sensu) em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde pela mesma Universidade (2011).

Jadir Camargo Lemos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1984), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do trabalhador, cinesiologia, ergonomia, postura e flexibilidade

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Cantarelli, N. D. C., Marchesan, E. K. da R., Amaral, M. C. D., & Lemos, J. C. (2014). PERFIL DOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO SUL. Saúde (Santa Maria), 40(1), 85–90. https://doi.org/10.5902/2236583412777