ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E QUALIDADE DO AMBIENTE DOMICILIAR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

Authors

  • Juliana Falcão Padilha UDESC
  • Enio Júnior Seidel UFSM
  • Fernando Copetti UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410763

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/2236583410763

Objetivo: Analisar o desenvolvimento motor e a qualidade do ambiente domiciliar de crianças. Métodos: estudo descritivo, de caráter quantitativo, realizado com 44 crianças de 18 a 42 meses, de instituições de ensino infantil particulares da região Centro de Santa Maria, RS. Para avaliar o ambiente domiciliar e o desenvolvimento motor utilizou-se respectivamente: Affordance in the Home Environment for Motor Development – Self Report e Peabody Developmental Motor Scales-2. Resultado: O desenvolvimento motor da maioria das crianças avaliadas encontra-se dentro do padrão de normalidade para a idade cronológica. Conclusão: No geral, as residências dos sujeitos providenciam oportunidades razoáveis para o desenvolvimento motor.

Descritores: Desenvolvimento Infantil; Ambiente; Habilidades Motoras; Crianças Pré-Escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-23

How to Cite

Padilha, J. F., Seidel, E. J., & Copetti, F. (2014). ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E QUALIDADE DO AMBIENTE DOMICILIAR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. Saúde (Santa Maria), 40(1), 99–108. https://doi.org/10.5902/2236583410763

Most read articles by the same author(s)