Desenvolvimento e avaliação de material educativo sobre abordagens de alimentação complementar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583474711

Palavras-chave:

Fenômenos fisiológicos da nutrição do lactente, Promoção da saúde, Materiais de ensino

Resumo

Objetivo: Desenvolver e avaliar um material educativo sobre abordagens de alimentação complementar. Métodos: Estudo propositivo de delineamento quanti-qualitativo, realizado no período de novembro de 2021 a julho de 2022, em três etapas: 1 - revisão da literatura científica; 2 - elaboração do material; 3 - desenvolvimento do material a partir do grau de concordância de pareceristas e público com uma escala de Likert, analisada com o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Com base na avaliação dos pareceristas aprimorou-se o material educativo e realizou-se o encaminhamento para avaliação do público. O material educativo foi avaliado com Índice de Validade de Conteúdo Global 0,88 (±0,19) pelos pareceristas, 0,96 (±0,03) pelo público, e 0,94 (±0,04) pela amostra integral. Considerações Finais: O material educativo alcançou Índice de Validade de Conteúdo acima dos parâmetros aceitáveis recomendados, em todos os grupos avaliadores, especialmente no que tange a pertinência e organização das informações.

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Biografia do Autor

Fernanda Marassi Jorge Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2022). Atualmente é auxiliar de pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA BRASIL) no Centro de Investigação do Rio de Janeiro na Fundação Oswaldo Cruz.

Ana Paula Fernandes Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Nutricionista graduada pela UFRJ, mestre em Ciências pela UFRRJ, doutora em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ e professora associada da UNIRIO.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Pereira, F. M. J., & Gomes, A. P. F. (2024). Desenvolvimento e avaliação de material educativo sobre abordagens de alimentação complementar. Saúde (Santa Maria), 50(1), e74711. https://doi.org/10.5902/2236583474711