Contribuições dos Serious Games para neuroplasticidade, aprendizado motor e reabilitação neurológica: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583467496Palavras-chave:
Neuroplasticidade, Aprendizado motor, Serious gamesResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições dos serious games para a neuroplasticidade e o aprendizado motor no processo de reabilitação de pacientes pediátricos e adultos, com doenças neurológicas. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de artigos científicos indexados no Google Scholar; Periódicos CAPES e IEEE Xplore Digital, combinando descritores controlados e não controlados, em inglês e português, sem delimitação de ano de publicação. Observou-se que o uso dos serious games é uma opção viável no processo de reabilitação, proporcionando ganhos psicoemocionais, como motivação e engajamento além de ganhos motores, como aumento da agilidade, melhora do controle motor grosso e fino, e aumento velocidade de resposta, além de ser uma opção lúdica para pacientes adultos e pediátricos.
Downloads
Referências
Machado LS, Moraes RM. Innovative Technologies to Support Education and Training: Researches by LabTEVE. Comunicações em Informática 2020; 4:50-53.
Machado LS, Costa TKL, Moraes RM. Multidisciplinaridade e o desenvolvimento de serious games e simuladores para educação em saúde. Revista Observatório 2018 Jul-Set; 4(4):149-172.
Duarte, JM. Revisão de serious games na área de saúde. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro em Informática em Saúde; 2012 Nov 19 23; Curitiba, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2012. p. 1-6.
Costa TKL, Machado LS, Moraes RM. Inteligência artificial e sua aplicação em serious games para saúde. Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde 2014; 8(4):525-539.
Kleim JA, Jones TA. Principles of Experience-Dependent Neural Plasticity: Implications for Rehabilitation After Brain Damage. J Speech Lang Hear Res 2008; 51: S225-S239.
Lent, R. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos fundamentais da neurociência. 2ª edição. Atheneu; 2010.
Umphred DA. Reabilitação Neurológica. 5ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.
Zilli F, Lima ECBA, Kobler MC. Neuroplasticity in the rehabilitation of patients affected by spastic stroke. Rev Ter Ocup Univ São Paulo 2014 Set-Dez; 25(3):317-322.
Paiva BT, Follman J, Amaral EMH, Saraçol Junior JD. PhysioPong: Serious Game Aplicado ao Processo de Reabilitação Física de Amputados de Membro Superior. In: Anais do XI Computer on the Beach; 2020 Set 2-4 Set; Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Universidade do Vale do Itajaí; 2020.
Souza CHR, Battisti D, Baretta LO, Carvalho ST. Exergames com Cicloergômetro para Reabilitação de Pacientes em Tempos de COVID-19. 2020 In: Anais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde; 2020 Set 15-18; Salvador, Bahia, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2020.
Braga MA, Machado LS, Lopes LW, Siebra CA, Souto EC, Ramos RRB. GiroJampa: A serious game prototype for wheelchairs rehabilitation. In: Anais 18th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV2021). 2021 Fev-Mar 28-02; Online. International Association of Online Engineering; 2021. p. 489:498.
Souza TS, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein 2010; 8(1 Pt 1):102-6.
Gentry SV, Gauthier A, Ehrstrom BL, Wortley D, Lilienthal A et al. Serious Gaming and Gamification Education in Health Professions: Systematic Review. J Med Internet Res 2019 Nov; 21(3).
Paiva PVF, Machado LS, Valença AMG, Moraes RM. Uma Proposta de Serious games para o Ensino de Biossegurança em Odontologia. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr 2013 Abr-Jun; 13(2): 135-39.
Martín-Ruiz ML, Máximo-Bocanegra N, Luna-Oliva L. A Virtual Environment to Improve the Detection of Oral-Facial Malfunction in Children with Cerebral Palsy. Sensors 2016; 16(444):1-18.
Oliveira JM, Jorge JCM, Duarte JBF, Albuquerque VHC. Complementary Treatment for Children with Cerebral Palsy Based on Virtual Reality. IEEE Latin America Transactions 2016 Ago; 14(8): 3820-3825.
Castillo MD, Serrano JI, Lerma S, Martinez I, Rocon E. Evaluación Neurofisiológica del Entrenamiento de la Imaginación Motora con Realidad Virtual en Pacientes Pediátricos con Parálisis Cerebral. Revista Iberoamericana de Automática e Informática industrial 2018; 15(1):174-179.
Pinheiro AGP, Sousa RR, Silva Segundo FCG. Um jogo sério para auxiliar pessoas com síndrome de down no desenvolvimento da motricidade fina das mãos. Brazilian Journal of Development 2020; 6(5): 30630-30649.
Martins T, Carvalho V, Soares F. Application for Physiotherapy and Tracking of Patients with Neurological Diseases - Preliminary Studies. In: Anais do 2th International Conference on Serious Games and Applications for Health; 2013 Mai 2-3; Vilamoura, Portugal. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); 2013.
Martins T, Carvalho V, Soares F. A Serious games for Rehabilitation of Neurological Disabilities: Premilinary Study. Anais do 4th Portuguese Meeting on Bioengineering; 2015 Fev 26-28; Porto, Portugal. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); 2015.
Oliveira LC, Gomes TCF, Fernandes FG, Oliveira EC. Realidade Virtual aplicada no desenvolvimento de um Serious games para Reabilitação de Cadeirantes utilizando Kinect. In: Anais do XV SBGames; 2016 Set 9-10; São Paulo, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2016.
Bastos ML, Santos AA, Félix Z. Turtle Therapy: Um Jogo Sério para o auxílio no tratamento pós-AVC. In: Anais do Proceedings of SBGames; 2017 Nov 2-4; Curitiba, Paraná, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2017.
Martins T, Carvalho V, Soares F. Physioland - A Serious Game for Rehabilitation of Patients with Neurological Diseases. Online Engineering & Internet of Things 2018; 34:1-8.
Batista TVV, Machado LS, Valença AMG, Moraes RM. FarMyo: A Serious Game for Hand and Wrist Rehabilitation Using aLow-Cost Electromyography Device. International Journal Serious Games 2019; 6(2):3-19.
Masmoudi M, Zenati N, Djekoune OA. Design and development of 3D environment and virtual reality interaction: application to functional rehabilitation. In: Anais do International Conference on Embedded Systems in Telecommunications and Instrumentation; 2019 Out 28-30; Annaba, Argélia.
Dukes PS, Hayes A, Hodges LF, Woodbury M. Punching Ducks for Post-Stroke Neurorehabilitation: System Design and Initial Exploratory Feasibility Study. In: Anais do Symposium on 3D User Interfaces; 2013 Mar 16-17; Orlando, Estados Unidos. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); 2013.
Diatel M, Carvalho MF, Hounsell MS. MoviPensando: Um Jogo Sério para o Desenvolvimento Cognitivo e Motor de Crianças com Síndrome de Down. In: Anais do Proceedings of SBGames; 2016 Set 8-10; São Paulo, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2016.
Tadayon R, Panchanathan S, McDaniel T, Fakhri B, Laff M. A toolkit for motion authoring and motor skill learning in serious games. In: Anais do International Conference on Image Processing; 2014 Out 10-11; Richardson, Estados Unidos. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); 2014.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação [página na internet]. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Portal de Dados [acesso 27 de maio de 2021]. Disponível em: https://data.cetic.br/cetic/explore
Oliveira L, Rocha C, Miosso C. Comunicação entre dispositivos e aplicações Framework de interface. In: Anais do Proceedings of the SBGames; 2014 Nov 12-14; Porto Alegre, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2014.
Vineetha GR, Sreeji C, Lentin J. Face Expression Detection Using Microsoft Kinect with the Help of Artificial Neural Network. Trends in Innovative Computing; 2012.
Rocha PR, Defavari AH, Brandão PS. Estudo da viabilidade da utilização do Kinect como ferramenta no atendimento fisioterapêutico de pacientes neurológicos. In: Anais do Proceedings of the SBGames. 2012 Nov 2-4; Brasília, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2012.
Fernandes FG, Cardoso A, Lamounier Junior EA. Feel your Arm: Serious Game para Apoio à Reabilitação utilizando Dispositivo Vestível Myo. In: Anais do Proceedings of SBGames; 2016 Set 8-10; São Paulo, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação; 2016.
Alvarenga NA, Monteiro AMV. Dispositivo, atração e os rubes da realidade virtual: uma abordagem teórica do Oculus Rift. Visualidades 2017 Jan-Jun; 15(1):129-142.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-04-01 (2)
- 2023-10-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde (Santa Maria)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.