Perfil entomológico da doença de Chagas no município de Potengi – CE, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583428905Palavras-chave:
Triatominae, Transmissão, Tripanossomíase AmericanaResumo
Este estudo objetivou determinar o perfil entomológico da doença de Chagas em áreas rurais e periurbanas de Potengi – CE e a infecção de triatomíneos pelo Trypanosoma cruzi. Dados secundários foram obtidos da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde do Programa de Controle da Doença de Chagas, oriundos de buscas ativas dos Agentes de Combate às Endemias realizadas entre 2013 a 2015. Verificou-se que 69,23% dos domicílios pesquisados encontravam-se infestados por triatomíneos, sendo 1.150 exemplares capturados no peridomicílio e 145 no intradomicílio. Triatoma pseudomaculata, T. brasiliensis, Panstrongylus lutzi e Rhodnius nasutus foram identificadas, sendo T. pseudomaculata com maior prevalência, seguida por T. brasiliensis. Dentre os triatomíneos capturados 1,34% estavam infectados com Trypanosoma cruzi, dos quais Triatoma pseudomaculata teve maior representatividade de infecção. A infestação triatomínica em residências e anexos no município de Potengi demonstra colonização por estes insetos e adaptação ao ambiente doméstico, sendo necessárias melhorias na vigilância epidemiológica e controle desses vetores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.