PERSPECTIVA SOBRE O ENTENDIMENTO DO CUIDADO FARMACÊUTICO AO IDOSO EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA

Autores

  • Hérick Hebert da Silva Alves Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
  • Sanny Ellen de Souza Pereira Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
  • Maria Luísa Bezerra de Macedo Arraes Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583424509

Resumo

Objetivo: Apresentar a perspectiva do idoso quanto a atenção farmacêutica. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, com uma abordagem semi-quantitativa, realizado na casa de acolhida Remanso da Paz, no município de Quixadá-CE em agosto de 2016. Resultados: Foram avaliados 21 idosos de ambos os sexos, realizando atividades de educação e saúde, através do projeto de extensão Serviço de Atendimento Farmacêutico ao Idoso – SAFI. Dos idosos estudados, houve maior predominância de mulheres 13 (62%), viúvos 13 (62%), casa própria 15 (72%), com faixa etária entre 67 a 91 anos de idade e quanto a escolaridade 11 (56%) tinham o 1º grau completo. 17 (81%) relataram que o projeto vem influenciando e as orientações e palestras que são ministradas, contribuíram na vida de 18 (86%) dos idosos, onde 16 (76%) fazem o uso dos conhecimentos adquiridos em seu cotidiano, 3 (14%) afirmavam conhecer a expressão “Interação medicamentosa”, 7 (33%) “Sobredosagem” e “Automedicação”. Portanto, 19 (90%) afirmaram utilizar seus medicamentos de forma correta. Conclusão: Observa-se a intervenção positiva da atuação do projeto SAFI na vida dos idosos estudados.

Descritores: Saúde do Idoso; Automedicação; Atenção Farmacêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hérick Hebert da Silva Alves, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Graduando de Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) que fica na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil.

Sanny Ellen de Souza Pereira, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Acadêmica de Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) que fica na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil.

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Acadêmica de Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) que fica na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil.

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) que fica na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), que fica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Doutoranda em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos (UFRN), que fica na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria Luísa Bezerra de Macedo Arraes, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) que fica na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil. Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que fica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Alves, H. H. da S., Pereira, S. E. de S., Santos, S. L. F. dos, Barros, K. B. N. T., & Arraes, M. L. B. de M. (2017). PERSPECTIVA SOBRE O ENTENDIMENTO DO CUIDADO FARMACÊUTICO AO IDOSO EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA. Saúde (Santa Maria), 43(1), 140–147. https://doi.org/10.5902/2236583424509

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)