ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: ESTUDO COM COLABORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Autores

  • Veronilde da Silva Oliveira Hospital Universitário Lauro Wanderley
  • Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia Faculdades Integradas de Patos.
  • Joselito Santos Faculdades Integradas de Patos.
  • Milena Nunes Alves de Sousa Faculdades Integradas de Patos http://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583423784

Resumo

Objetivou-se analisar os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre colaboradores de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo, documental, com abordagem quantitativa, realizado a partir de uma investigação em um banco de dados. Os dados foram tabulados por meio do Software de Gestão – Infomed e apresentados em gráficos e tabelas. O tratamento dos dados se deu através de análise estatística descritiva. Os resultados evidenciaram alta prevalência de excesso de peso (61%), tabagismo (2%), etilismo (58%), sedentarismo (72%) e alimentação não saudável (83%). Nas doenças já instaladas evidenciou-se hipertensão arterial sistêmica em 10% dos entrevistados, 11% com dislipidemia, 7% têm problemas respiratórios, 2,8% são diabéticos e 0,8% têm depressão. Foi possível constatar que os colaboradores apresentam alto risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis em decorrência da alta prevalência dos fatores de risco observados no estudo.

Descritores: Saúde do Trabalhador; Saúde Suplementar; Fatores de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronilde da Silva Oliveira, Hospital Universitário Lauro Wanderley

Mestre em Saúde Coletiva e Gestão Hospitalar pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão, Campina Grande, PB, Brasil. 

Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia, Faculdades Integradas de Patos.

Médica. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do AABC, Santo André, SP, Brasil. 

Joselito Santos, Faculdades Integradas de Patos.

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Milena Nunes Alves de Sousa, Faculdades Integradas de Patos

Enfermeira. Doutora e Pós-Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Docente no Curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos, Patos-PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Oliveira, V. da S., Maia, P. C. G. G. S., Santos, J., & Sousa, M. N. A. de. (2017). ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: ESTUDO COM COLABORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA. Saúde (Santa Maria), 43(1), 214–224. https://doi.org/10.5902/2236583423784

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)