EFICÁCIA DA ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA EM BEBÊS DE 4 A 12 MESES DE UMA ESCOLA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583417627Resumo
Introdução: Este estudo avaliou a eficácia da estimulação motora em crianças matriculadas no berçário I de uma escola localizada no município de Uruguaiana – RS. Metodologia: Estudo transversal, experimental com 14 crianças de 4 a 12 meses de idade recrutadas a partir do berçário I de uma escola da cidade de Uruguaiana. A Avaliação motora pré e pós intervenção foi realizada através da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) no grupo controle e estimulação. Realizou-se a estimulação três vezes por semana por um mês, através do Programa de Intervenção Motora Participativa Ampliando Oportunidades (PIMPAO). Resultados: O protocolo adaptado do PIMPAO, ao comparar o desempenho motor dos grupos controle e experimental através de análise inter grupos não apresentou diferença significativa. Quanto a classificação das crianças frente a AIMS, verifica-se uma maior frequência na evolução nas crianças do grupo experimental, visto que inicialmente quatro crianças apresentavam classificação de não normalidade e ao final, somente uma apresentava tal classificação. Conclusão: A partir dos dados obtidos nesta pesquisa pode-se concluir que embora percebermos ganhos qualitativos em relação à classificação motora final das crianças estimuladas em relação a AIMS, não foi possível visualizar a eficácia da mesma estimulação motora para promover ganhos quantitativos significativos da performance motora nessas mesmas crianças do berçário I.
Descritores: Desenvolvimento Infantil; Saúde da Criança; Intervenção Precoce;Berçário.
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