RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E A PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO EM PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415969Resumo
A prevalência da obesidade tem crescido e representa um problema de saúde pública. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a relação entre a alimentação complementar e a prevalência de sobrepeso/obesidade em duas escolas de Imbituva-PR, sendo uma pública e outra particular. Caracteriza-se por um estudo transversal que avaliou o estado nutricional de 45 crianças de 4 a 6 anos de idade. A análise estatística foi realizada pelo Software SPSS 16.0. A média do IMC foi de 16,71 ± 1,968 (kg/m²). Apenas 15 (33,3%) crianças foram amamentadas exclusivamente até o sexto mês de vida e esse não se mostrou um fator de proteção para sobrepeso/obesidade (p=1,00). O tempo de aleitamento materno menor que um ano apresentou associação estatisticamente significativa com sobrepeso/obesidade (p=0,027). A alimentação complementar não apresentou significância estatística quando comparada com sobrepeso/obesidade, entretanto foi precoce em quase todas as crianças pesquisadas.
Descritores: Nutrição da Criança; Consumo Alimentar; Escolar; Sobrepeso; Obesidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.