MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415525Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525
Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.