MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES

Autores

  • Juliane Pagliari Araujo Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR
  • Luciana Cláudia Rizzo Lima Hospital Evangélico de Londrina -PR
  • Juliana Gomes Fernandes Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR
  • Simone Roecker Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR
  • Jackeline Tiemy Guinosa Siraichi Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415525

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525

 

Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com  cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Pagliari Araujo, Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

Docente do colegiado de enfermagem. Área de atuação saúde materno infantil e saúde coletiva.

Luciana Cláudia Rizzo Lima, Hospital Evangélico de Londrina -PR

Técnica em Enfermagem

Juliana Gomes Fernandes, Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

Docente do Colegiado de Massoterapia.

Simone Roecker, Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

Docente do Colegiado de Enfermagem.

Jackeline Tiemy Guinosa Siraichi, Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

Docente do Colegiado de Massoterapia

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Araujo, J. P., Lima, L. C. R., Fernandes, J. G., Roecker, S., & Siraichi, J. T. G. (2015). MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES. Saúde (Santa Maria), 41(1), 219–228. https://doi.org/10.5902/2236583415525