AVALIAÇÃO DO PESO E DA FORMA DE CARREGAR O MATERIAL ESCOLAR DE ALUNOS QUE DEIXAM SEUS LIVROS NA ESCOLA

Autores

  • Cleber Luiz de Sá e Silva Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cleiton Santos Sá Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Roselly Reis Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mikael Ítalo Caldas Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Lara Elena Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583413077

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583413077

 

O objetivo do estudo foi verificar o peso e o tipo de mochila (ou de bolsa) e como a mesma é carregada por alunos do 5º ano de uma escola municipal de Petrolina-PE que deixam seus livros na escola e só carregam o restante do material necessário. A avaliação do tipo de bolsa e de como a mesma é carregada foi realizada por meio do questionário BackPEI. O peso do aluno e do material escolar foi determinado usando uma balança digital e uma balança analógica, respectivamente. Foi possível observar que quase a metade dos alunos carregava um peso acima do limite tolerável e que predominava o uso da mochila com duas alças. Entre os alunos que usavam mochila com duas alças, 82,4% a carregavam apoiada nos dois ombros. O estudo demonstra que, embora a escola já tenha uma estratégia para reduzir o peso do material escolar, outras medidas são necessárias.

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Biografia do Autor

Cleber Luiz de Sá e Silva Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina, Pernambuco, Brasil).

Enderço para correspondência: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegido de Educação Física. Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56304-205, Petrolina (PE), Brasil.

 

Cleiton Santos Sá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluno de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina, Pernambuco, Brasil).

Endereço para correspondência: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Educação Física. Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56304-205, Petrolina (PE), Brasil.

Roselly Reis Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluna de Bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina, Pernambuco, Brasil).

Enderço para correspondência: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Educação Física. Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56304-205, Petrolina (PE), Brasil.

 

Mikael Ítalo Caldas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluno de Bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina, Pernambuco, Brasil).

Endereço para correspondência: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Educação Física. Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56304-205, Petrolina (PE), Brasil.

Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Fisioterapeuta e Mestre em Ciências do Esporte. Professor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina, Pernambuco, Brasil).

Enderço para correspondência: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Educação Física. Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56304-205, Petrolina (PE), Brasil.

Lara Elena Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora de Educação Física. Doutora em Ciências do Movimento Humano. Professora do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina, Pernambuco, Brasil).

Endereço para correspondência: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Educação Física. Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56304-205, Petrolina (PE), Brasil.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva Junior, C. L. de S. e, Sá, C. S., Batista, R. R., Caldas, M. Ítalo, Carvalho, R. G. da S., & Gomes, L. E. (2015). AVALIAÇÃO DO PESO E DA FORMA DE CARREGAR O MATERIAL ESCOLAR DE ALUNOS QUE DEIXAM SEUS LIVROS NA ESCOLA. Saúde (Santa Maria), 41(1), 105–110. https://doi.org/10.5902/2236583413077