SENTIMENTO ATRIBUÍDO PELO ALUNO DE ENFERMAGEM NO FINAL DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Cristiane Aparecida Silveira Monteiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Campos Poços de Caldas
  • Aline Graziele Firmino Puc-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas
  • Daniela Aparecida Cruz Nascimento Puc-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas
  • Josemara Mirelle da Silva Puc-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583412128

Resumo

Objetivos: compreender os sentimentos dos graduandos do último ano do curso de enfermagem durante o período de Estágio Supervisionado em Atenção Primária e Secundária, identificando suas expectativas, embasado em conhecimentos teóricos e práticos. Método: Pesquisa qualitativa, realizada através de aplicação de questionário semiestruturado, a partir de amostra composta por 22 alunos, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado de Universidade Privada do Sul de Minas Gerais. Os dados obtidos durante a coleta de dados foram analisados e categorizados segundo análise de conteúdo segundo Minayo. Resultados: Constatou-se que os graduandos são em sua maioria jovens, do sexo feminino, possuem bolsa PROUNI ou FIES. Das falas emergiram diferentes sentimentos como aprendizagem, insegurança, ansiedade, satisfação, insatisfação e frustração. Conclusão: O trabalho pode contribuir na valorização dos sentimentos vivenciados pelos alunos durante os estágios por parte do professor. Sugere-se que esse reforce os sentimentos de confiança, de comprometimento com a profissão e reflexão com relação ao curso e especialmente, em relação ao paciente.

 

Descritores: Estudantes de Enfermagem; Estágio Clínico; Emoções.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Campos Poços de Caldas

Doutora, Mestre e Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. É membro líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Cuidado em Saúde (NEPCS). Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem enquanto Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do trabalhador e enfermagem, educação em enfermagem, legislação em saúde e políticas públicas de saúde.

Aline Graziele Firmino, Puc-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

Graduanda de Enfermagem em Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

Daniela Aparecida Cruz Nascimento, Puc-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

Graduanda de Enfermagem em Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

Josemara Mirelle da Silva, Puc-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

Graduanda  de Enfermagem em Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Campos Poços de Caldas

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Monteiro, C. A. S., Firmino, A. G., Nascimento, D. A. C., & Silva, J. M. da. (2015). SENTIMENTO ATRIBUÍDO PELO ALUNO DE ENFERMAGEM NO FINAL DA GRADUAÇÃO. Saúde (Santa Maria), 41(2), 53–62. https://doi.org/10.5902/2236583412128