SENTIMENTO ATRIBUÍDO PELO ALUNO DE ENFERMAGEM NO FINAL DA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583412128Resumo
Objetivos: compreender os sentimentos dos graduandos do último ano do curso de enfermagem durante o período de Estágio Supervisionado em Atenção Primária e Secundária, identificando suas expectativas, embasado em conhecimentos teóricos e práticos. Método: Pesquisa qualitativa, realizada através de aplicação de questionário semiestruturado, a partir de amostra composta por 22 alunos, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado de Universidade Privada do Sul de Minas Gerais. Os dados obtidos durante a coleta de dados foram analisados e categorizados segundo análise de conteúdo segundo Minayo. Resultados: Constatou-se que os graduandos são em sua maioria jovens, do sexo feminino, possuem bolsa PROUNI ou FIES. Das falas emergiram diferentes sentimentos como aprendizagem, insegurança, ansiedade, satisfação, insatisfação e frustração. Conclusão: O trabalho pode contribuir na valorização dos sentimentos vivenciados pelos alunos durante os estágios por parte do professor. Sugere-se que esse reforce os sentimentos de confiança, de comprometimento com a profissão e reflexão com relação ao curso e especialmente, em relação ao paciente.
Descritores: Estudantes de Enfermagem; Estágio Clínico; Emoções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.