ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E QUALIDADE DO AMBIENTE DOMICILIAR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583410763Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583410763
Objetivo: Analisar o desenvolvimento motor e a qualidade do ambiente domiciliar de crianças. Métodos: estudo descritivo, de caráter quantitativo, realizado com 44 crianças de 18 a 42 meses, de instituições de ensino infantil particulares da região Centro de Santa Maria, RS. Para avaliar o ambiente domiciliar e o desenvolvimento motor utilizou-se respectivamente: Affordance in the Home Environment for Motor Development – Self Report e Peabody Developmental Motor Scales-2. Resultado: O desenvolvimento motor da maioria das crianças avaliadas encontra-se dentro do padrão de normalidade para a idade cronológica. Conclusão: No geral, as residências dos sujeitos providenciam oportunidades razoáveis para o desenvolvimento motor.
Descritores: Desenvolvimento Infantil; Ambiente; Habilidades Motoras; Crianças Pré-Escolares.
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