Indicadores clínicos nutricionais da nanda internacional em pacientes no pós-operatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769221472

Palavras-chave:

Fenômenos fisiológicos da nutrição, Diagnóstico de enfermagem, Período pós-operatório, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever os indicadores clínicos nutricionais de pacientes em pós-operatório baseados no domínio Nutrição da NANDA Internacional. Método: estudo transversal descritivo, realizado num hospital universitário, nos meses de outubro a dezembro de 2012, a partir de roteiro estruturado para investigar dados sociodemográficos e indicadores clínicos. A amostra foi constituída por 80 indivíduos. Realizou-se análise estatística descritiva e os dados foram dispostos em tabelas. Resultados: identificaram-se oito diagnósticos com predominância de: nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais (00002) (58,8%); volume de líquidos excessivo (00026) (43,8%); e risco de função hepática prejudicada (00178) (42,5%). Conclusão: o estado nutricional individual é um parâmetro importante no processo cirúrgico, seja para a realização do procedimento ou após o mesmo. Assim, os cuidados e as ações de enfermagem devem priorizar e atender as necessidades dos diagnósticos identificados no intuito de evitar complicações pós-operatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Naiara Medeiros Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Messtranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEnf/UFRN).

Laisla Alves Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEnf/UFRN).

Mércio Gabriel Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEnf/UFRN).

Danielly Oliveira Pitombeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Discente de graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ana Paula Nunes de Lima Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEnf/UFRN).

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará  (PPgEnf/UFC).

Downloads

Publicado

2017-03-09 — Atualizado em 2023-12-13

Versões

Como Citar

Araújo, J. N. M., Moura, L. A., Araújo, M. G., Pitombeira, D. O., Fernandes, A. P. N. de L., & Vitor, A. F. (2023). Indicadores clínicos nutricionais da nanda internacional em pacientes no pós-operatório. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(4), 559–568. https://doi.org/10.5902/2179769221472 (Original work published 9º de março de 2017)

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)