A formulação de estratégias para pequenas empresas de base tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659569Abstract
Considera-se que uma empresa possui uma estratégia quando determinadamente faz seus produtos/serviços de forma diferente, mais inteligente e planejada do que seus rivais. Apesar de manterem em fundamento as mesmas características, formulá-las para uma grande ou microempresa são processos distintos. Parece ser mais singular ainda quando se analisa o caso das pequenas empresas de base tecnológica. Assim, o objeto deste trabalho é a análise da formulação de estratégias em pequenas empresas de base tecnológica, com o fim de propor contribuições ao processo de formulação de estratégias para esse tipo de empresa. Realizou-se, para tanto, um estudo qualitativo, de multicasos, envolvendo seis pequenas empresas de base tecnológica. A análise do processo de formulação de estratégias dessas empresas mostrou que o elemento fundamental nesse processo é a vocação técnica do empreendedor. É ela que determina a concepção do negócio, induzindo à formulação de estratégias de forma intuitiva e assistemática. As habilidades técnicas do microempresário parecem sobrepor-se às técnicas administrativas de análise ambiental, benchmarking e identificação de oportunidades, numa demonstração clara de atitude quase exclusiva de technology push. Considerando as característicasdeste contexto, propõe-se um modelo de formulação de estratégias para essas empresas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.