PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: PROPOSIÇÃO DE AÇÕES E INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA AVALIAR O DESEMPENHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS

Authors

  • Lilian Campagnin Luiz Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fabrícia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465917696

Abstract

A gestão socioambiental nos órgãos públicos federais brasileiros tornou-se obrigatória com o Decreto n.º 7.746/2012, que instituiu a elaboração e implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). O PLS foi regulamentado pela Instrução Normativa SLTI/MP n.º 10/2012, que determina, além de outros fatores: o conteúdo mínimo a estar contido no PLS, incluindo o Plano de Ações com práticas de sustentabilidade e racionalização no uso de materiais e serviços; os temas mínimos a serem abrangidos; e a forma de avaliação, que deve ocorrer por meio de indicadores. Assim, por se tratar de uma demanda emergente no setor público federal, o presente artigo tem como objetivo geral propor um rol de ações e indicadores para avaliar o desempenho socioambiental nos órgãos públicos federais. Este estudo, de natureza teórica e objetivo-exploratória, é realizado com base em pesquisa bibliográfica para trazer as seguintes contribuições: sugestão de um rol de ações socioambientais passíveis de aplicação nos órgãos públicos federais, com atendimento mínimo aos temas solicitados; elaboração de indicadores para avaliar o desempenho socioambiental nos órgãos públicos federais, nos moldes da instrução normativa regulamentadora; e proposição de uma metodologia para analisar os resultados alcançados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lilian Campagnin Luiz, Instituto Federal Catarinense - IFC

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2007). Especialização em Administração Financeira pela UniFAE (2009). Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Tem experiência em Contabilidade na área privada e pública.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

Fabrícia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em Contabilidade, Doutorado e Mestrado em Engenharia de produção, e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado Sanduíche em Contabilidad- Universidad de Valéncia na Espanha. Tem experiência na áreas de Contabilidade Gerencial e Ensino da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Ambiental, Contabilidade Pública e Contabilidade Gerencial.

Published

2015-10-27

How to Cite

Luiz, L. C., Pfitscher, E. D., & Rosa, F. S. da. (2015). PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: PROPOSIÇÃO DE AÇÕES E INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA AVALIAR O DESEMPENHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS. Revista De Administração Da UFSM, 8, 8–27. https://doi.org/10.5902/1983465917696