Elasticidades no mercado brasileiro de cigarros
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629284176Palavras-chave:
Contrabando, Produtos lícito e ilícitos, Aumento de impostoResumo
O objetivo deste estudo é determinar as elasticidades-preço da demanda, da renda e do preço cruzada no mercado de cigarros do Brasil, utilizando modelos de séries temporais. Como principal resultado, a elasticidade-preço da demanda para o cigarro lícito demonstrou uma relação elástica, enquanto a elasticidade-renda apresentou inelasticidade, porém próxima da elasticidade unitária. O resultado da elasticidade-preço cruzada revelou uma relação inelástica entre os cigarros lícitos e ilícitos. Isso indica que o aumento de preços por meio de políticas tributárias, com o intuito de desencorajar o consumo de cigarros, não alcançou seu propósito devido à tendência natural de substituição do produto de preço mais alto pelo de preço mais baixo. Como consequência, observou-se a entrada massiva de cigarros ilícitos nesse mercado. Em função desses resultados, emerge a seguinte questão: o aumento de imposto de cigarros no Brasil é efetivo para queda do consumo e aumento da arrecadação?
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