Gramática do Português Brasileiro Escrito: contribuições, limites e inovações

Autores

Palavras-chave:

Gramática, Português Brasileiro, Escrita, Sintaxe

Resumo

A obra Gramática do Português Brasileiro Escrito (Vieira; Faraco, 2023) propõe uma revisão substancial das práticas de ensino da gramática normativa no Brasil, ao adotar uma abordagem descritiva e normativa voltada especificamente para a modalidade escrita formal. Baseando-se em um corpus contemporâneo de textos acadêmicos e jornalísticos, os autores buscam estabelecer parâmetros para uma nova norma-padrão do português brasileiro escrito, afastando-se de modelos anacrônicos e literários tradicionais. Entre as inovações, destaca-se o modelo analítico-pedagógico SVCA, que, por meio de recursos visuais e conceituais, facilita a compreensão hierárquica dos constituintes oracionais e privilegia o período como unidade central de análise. A estrutura da obra, organizada em dez diretrizes e dezesseis capítulos, revisita tópicos sintáticos clássicos, como coordenação, subordinação, regência e concordância, sob perspectiva, conciliando norma-padrão e uso real da língua. Apesar de certa redundância didática, que pode comprometer a fluidez para leitores mais experientes, a gramática cumpre seu objetivo de oferecer uma referência teórica e prática consistente para professores, estudantes e profissionais da linguagem, consolidando-se como contribuição relevante à linguística aplicada e ao ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda de Araújo Freire, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário UniFatecie (UNIFATECIE), com formação técnica em Informática pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB, 2022). Participante de intercâmbio acadêmico virtual pela Universidad Autónoma de Tamaulipas (U.A.TAMAULIPAS). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE/FAED/ICED/UFPA/CNPq). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID - Cota 2025/2027). Extensionista do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX - Cota 2025/2026). Monitora externa e de apoio do XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU, 2025). Seus interesses acadêmicos se concentram no estudo do texto, da construção de sentidos e do ensino, explorando as interseções entre linguagem, discurso e argumentação.

Maria Dulce Marques Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras- Língua Portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Cota 2025/2027- UEPB). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE/FAED/ICED/UFPA/CNPq). Extensionista (voluntária) do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX- Cota 2025/2026) e do Pelead Clube do Livro. Exerceu Monitoria (voluntária) na disciplina "Leitura e Elaboração de Texto II" (UEPB, 2024.1 e 2024.2). Participante (voluntária) dos Cursos de Extensão: "Leituras da Teoria do Romance, de Georg Lúkacs" e "Curso de Extensão: Literatura Regionalista". Possui Formação Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB (2023). Seus interesses acadêmicos estão voltados para o ensino, a leitura e a escrita, com ênfase no texto e seus contextos de uso, partindo da produção, estruturação e interpretação textual conforme aspectos gramaticais e funcionais da língua.

Referências

Bechara, E. (2009). Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Cunha, C; Cintra, L. (2001). Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Rocha Lima, C. H. (2000). Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.

Vieira, Francisco Eduardo; Faraco, Carlos Alberto. Gramática do português brasileiro escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2023.

Pestana, F. (2025). Reflexões críticas sobre a Gramática do Português Brasileiro Escrito. Rio de Janeiro: Confluência, n. 68, 228-264. doi: 10.18364/rc.2025n68.1444.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Freire, M. E. de A., & Ferreira, M. D. M. (2025). Gramática do Português Brasileiro Escrito: contribuições, limites e inovações. Notas De Pesquisa, 3, e93208. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/93208

Edição

Seção

Resenha