A importância dos estudos de pressuposições e universo do discurso nas experiências de ensino

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Inglês para Adolescentes, Textos Literários Digitais, Universo do Discurso, Pressuposições

Resumo

Este resumo expandido procura discutir algumas possibilidades de inserção dos conceitos de “Universo do Discurso”, da Semântica (Hurford; Heasley; Smith, 2007) e de “Pressuposição”, da Pragmática (Yule, (1996/2016) no ensino (e na análise) da linguagem em sala de aula de língua Inglesa. O recurso textual analisado neste trabalho foi retirado da novelização dos jogos de Resident Evil, amplamente conhecido entre os jovens. A análise foi feita considerando as contribuições teóricas acerca de pressuposições e universo do discurso, embasada nos textos de Yule (1996/2016) e Hurford, Heasley e Smith (2007), respectivamente. Os textos literários digitais explorados em sala de aula podem ser grandes aliados no ensino da linguagem como prática social, engrandecendo o potencial de aprendizado dos alunos, uma vez que servem de exemplo vivo do papel da linguagem em processos interativos.

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Biografia do Autor

Rubens dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria

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Referências

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Reis, R. dos. (2025). A importância dos estudos de pressuposições e universo do discurso nas experiências de ensino. Notas De Pesquisa, 3, e87624. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87624

Edição

Seção

Resumo Expandido