Multimodalidade e design editorial: uma proposta de Manual de Redação da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2763938X68263

Mots-clés :

Assessoria de Comunicação, Semiótica Social Multimodal, Design Editorial, Manual de Redação

Résumé

Como mediadoras no processo de relacionamento com públicos internos e externos às organizações, destacam-se as Assessorias de Comunicação. Presente em universidades, o setor assume funções diversas, como a promoção de relações com a imprensa ou a publicação de notícias sobre o órgão em destaque. Neste artigo, buscou-se, com base em observações das rotinas produtivas da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas (Dicom/UNIFAL-MG), produzir a primeira edição de um manual com dicas de gramática, estilo e formatação, a fim de manter padronizadas as pautas publicadas no Portal Institucional. Para tanto, utilizou-se o procedimento de pesquisa bibliográfica de obras na área de Comunicação Social e de pesquisa documental de normativas que regulam a Dicom, como a Linha Editorial e o Regimento Interno do setor. A produção do manual levou em conta as contribuições da Semiótica Social Multimodal, precisamente os significados composicionais (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; CARVALHO, 2012) e os sistemas paramétricos das cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002; CARVALHO, 2012) e da tipografia (VAN LEEUWEN, 2006; CARVALHO, 2012). Como resultado, constatou-se a relevância da aplicação dos conceitos estudados para a elaboração de um produto prático e objetivo, bem como coerente e integrado visualmente, em termos de design editorial e gráfico.

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Biographie de l'auteur

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Linguística Aplicada 

Professora do Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Letras 

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2022-02-09 — Mis à jour le 2022-03-25

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Simão, M. F., & Carvalho, F. F. (2022). Multimodalidade e design editorial: uma proposta de Manual de Redação da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 1(2), 01–28. https://doi.org/10.5902/2763938X68263 (Original work published 9 février 2022)