Uso do solo urbano e alterações na rede de drenagem da bacia hidrográfica do Lajeado Passo dos Índios, Chapecó-SC

Autores

  • Andrey Luis Binda Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Maycon Fritzen Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948161

Resumo

O presente trabalho busca avaliar o grau das alterações indiretas vinculadas ao uso do solo urbano e diretas, sobretudo na canalização dos rios da Bacia Hidrográfica do Lajeado Passo dos Índios (BHLPI), principal drenagem do perímetro urbano de Chapecó, mesorregião Oeste Catarinense. Para tanto, se pautou na revisão de manchetes de jornais, nos mapeamentos do uso do solo (1984-2011) e das obras de canalização em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) e em trabalho de campo. Os resultados refletem que: 1) as sub-bacias hidrográficas do canal principal do Lajeado Passo dos Índios e do Lajeado Santa Maria se apresentam como as mais alteradas pelo uso do solo urbano; 2) obras de canalização, retificação e dragagem dos rios urbanos iniciaram por volta da década de 1970 e foram intensificadas nas décadas posteriores; 3) privilegiaram-se canalizações fechadas; e 4) os setores mais alterados diretamente correspondem justamente às sub-bacias com maiores intervenções decorrentes do uso do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Luis Binda, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Guarapuava-PR. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Francisco Beltrão-PR. Atualmente é Professor Assistente do Colegiado de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Chapecó-SC.

Maycon Fritzen, Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Auxiliar de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Binda, A. L., & Fritzen, M. (2013). Uso do solo urbano e alterações na rede de drenagem da bacia hidrográfica do Lajeado Passo dos Índios, Chapecó-SC. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 243–259. https://doi.org/10.5902/223649948161

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental