O espaço público na dinâmica da paisagem da Praça Morena Bela da cidade de Serrinha-BA

Autores

  • Fernando de Souza Nunes UEFS - Universidade Estadual de Feira Santana

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947573

Resumo

Apesar das transformações estruturais, temporais e funcionais do espaço público, a praça representa um espaço privilegiado do cidadão protagonizando não somente um ato de aglomeração e sim, de varias manifestações onde as pessoas, usam, apropriam e relacionam-se. Por isso, o objeto de estudo da presente pesquisa é a Praça Morena Bela da cidade de Serrinha, Bahia, Brasil, cuja categoria conceitual paisagem é utilizada para operacionalizar uma leitura geográfica da mesma, na perspectiva do espaço público. O estudo de caso da Praça Morena Bela é abordado a partir do recorte analítico de 1950 até os dias atuais. No entanto a pesquisa teve como problema: até que ponto a Praça Morena Bela se configura como um espaço público na cidade de Serrinha? E como objetivo geral analisar o uso e a apropriação da Praça Morena Bela pelos seus diversos agentes sociais e se a mesma se configura como espaço público. Utilizou-se como metodologia o indutivo por se tratar de um estudo de caso da Praça Morena Bela. Este trabalho é um estudo qualitativo e quantitativo resgatando o método classificatório, histórico e o cartográfico/estatístico. Dentre outros resultados, pontua-se: a Praça Morena Bela é pública, porém, passa por mudanças profundas na sua paisagem devido a dinâmica socioeconômica da sociedade. Ela encontra-se em processo avançado de privatização devido ao seu uso por partes dos agentes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Souza Nunes, UEFS - Universidade Estadual de Feira Santana

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e estudante do curso de Especialização em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2012-10-14

Como Citar

Nunes, F. de S. (2012). O espaço público na dinâmica da paisagem da Praça Morena Bela da cidade de Serrinha-BA. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 49–62. https://doi.org/10.5902/223649947573

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional