ABORDAGEM METODOLÓGICA DO TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA

Autores

  • Agostinho Paula Brito Cavalcanti Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947371

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo uma abordagem metodológica sobre o trabalho de campo, tratando da prática pedagógica, dentro do planejamento do ensino e pelo contato com a realidade para a formação do profissional/professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos seguiram uma seqüência de encaminhamentos assim constituída: coleta de dados; pesquisa bibliográfica e observações de campo. Os resultados mostraram que o trabalho de campo é importante instrumento na formação de professores/pesquisadores e acadêmicos, como um meio para o desenvolvimento da percepção sobre o território, num contexto menos formal que a sala de aula. Nas conclusões foi enfatizada a importância do trabalho de campo como recurso didático, pois oferece potencialidades formativas que devem ser levadas em consideração no processo ensino-aprendizagem e como prática pedagógica acessível e eficaz. Palavras-chave: Geografia, Educação, Metodologia, Pesquisa.

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Biografia do Autor

Agostinho Paula Brito Cavalcanti, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí. PósDoutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Campus de Rio Claro - São Paulo

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Publicado

2011-08-26

Como Citar

Cavalcanti, A. P. B. (2011). ABORDAGEM METODOLÓGICA DO TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(2), 165–176. https://doi.org/10.5902/223649947371