AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA VISÃO DE ADULTOS RESIDENTES EM CIDADES PAULISTAS

Antonio Carlos Tavares, Solange Terezinha de Lima-Guimarães, Camila Alves de Brito, Caroline Lucon Lucon, Priscila Ambrósio de Andrade, Stefânia Cristina de Oliveira

Resumo


RESUMO
Este trabalho, por meio de entrevistas realizadas em meados de 2009, nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo Antonio de Posse, Pederneiras e Tapiratiba, localizadas no Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo foi avaliar se a população tinha informações a respeito do aquecimento global e mudanças climáticas. Em caso de uma resposta afirmativa, procurou-se conhecer as principais fontes de informação a que teve acesso e suas posições pessoais diante de um assunto polêmico na atualidade. Verificou-se que sobre mudanças climáticas, suas causas e conseqüências, as pessoas ainda adquirem mais informações na televisão e na internet, o que é preocupante, haja vista que os fatos divulgados pelas redes televisivas e pela rede mundial de computadores são, muitas vezes, alarmistas e desprovidos de fundamentos científicos.
Palavras-chave: Aquecimento Global. Mudanças Climáticas. Política Estadual de Mudanças Climáticas. Mídia. Medidas Mitigadoras.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223649947364

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas