A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões

Autores

  • Francisco de Assis Fernandes Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Franklin Roberto da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947338

Resumo

Este trabalho é uma revisão da literatura e expõe algumas considerações referentes à utilização da linguagem cartográfica no ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Pretendeu-se, com base no que está vinculado na bibliografia especializada, desenvolver um aprofundamento nos debates sobre a importância do emprego desta linguagem nas aulas de Geografia. O texto foi baseado nos conhecimentos concernentes à metodologia para o ensino-aprendizagem da ciência geográfica. Percebeu-se, a partir das leituras efetuadas, que a linguagem cartográfica é indispensável para analisar e comunicar informações sobre o meio geográfico, bem como representar a espacialidade das práticas socioculturais e socioambientais da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Fernandes Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de ensino de Geografia e bolsista do Projeto Institucional de Monitoria - PIM/UERN da disciplina Cartografia Geral.

Franklin Roberto da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Especialização em Meio Ambiente e Politicas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professor Assistente IV do departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, cartografia, ensino e geografia.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Lima, F. de A. F., & da Costa, F. R. (2012). A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(2), 105–116. https://doi.org/10.5902/223649947338