Oficina de GPS para pescadores na Reserva Extrativista do Batoque – Aquiraz /CE
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947336Resumo
Relato sobre experiência de ensinar realizada na Reserva Extrativista do Batoque – Ceará, com 14 pescadores, que a grande maioria não sabia ler e nem escrever. Em foco refletir sobre como pode se dar a atuação do professor licenciado em Geografia diante de uma demanda comunitária de ensinar a usar um instrumento de posicionamento global - GPS. A metodologia consistiu na realização de uma oficina de 20 horas com a utilização de cartazes em papel madeira (desenhos e números), e, em seguida o manejo individual do aparelho de GPS, valorizando o saber dos pescadores. Os exercícios trabalhados proporcionaram ao grupo apreender o significado do uso da tecnologia na atividade pesqueira (marcar a localização/posição, inserir uma posição, direção dos ventos, distância em metros, quilômetros, rumo, grau, bússola e rotas). Constatou-se que a incorporação da tecnologia implica a possibilidade da mudança de uma tradição (“do segredo”). Houve troca entre o saber universitário e o saber cotidiano dos pescadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.