Educação ambiental: abordagem no ensino superior de Geografia

Autores

  • Cinthia Raquel Pergentino de Oliveira Rede Estadual de Ensino do Paraná
  • José Edézio da Cunha Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947328

Resumo

Muito se fala nos temas referentes à questão ambiental. ONGs, conferências a nível mundial, mudança na legislação, enfim, observa-se a inserção dos temas em diversas esferas sociais, especialmente na educação em seus diversos níveis. Com o objetivo de elucidar a importância dos princípios da Educação Ambiental na prática de ensino da Geografia, entende-se que é relevante abordar os pressupostos do Pensamento Ecológico, do Ecologismo e da Educação Ambiental. Então, foi levantada uma investigação de como se dá a aplicação do discurso ecológico dos professores de Geografia numa universidade, da qual a selecionada foi a UEL – Universidade Estadual de Londrina, e sobre a importância de incluí-lo na prática pedagógica. Palavras-chave: Pensamento ecológico; Ecologismo; Educação ambiental; Ensino de Geografia.

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Biografia do Autor

Cinthia Raquel Pergentino de Oliveira, Rede Estadual de Ensino do Paraná

Mestre em Geografia pela Unioeste, Campus de Francisco Beltrão-PR; Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino-PR

José Edézio da Cunha, Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon

Professor Adjunto de Geografia da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon

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Publicado

2012-02-23

Como Citar

Pergentino de Oliveira, C. R., & da Cunha, J. E. (2012). Educação ambiental: abordagem no ensino superior de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(1), 145–154. https://doi.org/10.5902/223649947328