DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: O BLOG COMPREENDIDO COMO UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499420315Resumo
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s), no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, com o intuito de sugerir a viabilidade da utilização do blog como proposta metodológica. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Escolar Profª Júlia Nunes Alves o qual apresentou como amostra as turmas de 9º ano. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, composta pela revisão de referencial teórica, aplicação de questionários e entrevista. Ao analisar a relação dos alunos com as NTIC’s, pode-se concluir que a proposta do blog é viável se adotarem algumas medidas fundamentais para sua aplicação, que representará uma forma de aproveitar a intensa relação que os alunos têm com a Internet.
Downloads
Referências
Referências
BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel; Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1º ed. Campinas: Papirus, 2006.
CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala e aula. 7º ed. São Paulo: Contexto, 2005.
CARVALHO, Inês da Silva de Sousa. Fim do século: a escola e a geografia. 2º ed. Ijuí: Unijuí, 2004.
CORDEIRO, Helena Haas. Leitura e produção de textos através de projetos nas disciplinas de português e computação. Disponível: http://www.helenahaascordeiro.pro.br/?p=28 Acesso em: 23/06/2014
FILHO, Wolney Honório. Mídias e ensino de geografia. Disponível em: http:/www.soprando.net/ap/midia-e-ensino-de-geografia-personas-escolares-i. Acesso em: 3/10/2014.
GUARILHA, Julia Cristina Dias. Professores e blogs: espaços de interação e aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.mvirtual.com.br/midiaedu/monografias/julia.pdf>. Acesso em: 20/12/203.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente.13º ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARMENTINI, Raquel. Do giz ao notebook: Geografia aliada às mídias. Um desafio para o professor do ensino público. Disponível em:< http://nead.riogrande.ifrs.edu.br/midias/. PDF>. Acesso em: 25/06/2014
MENDES, Marlene; TORRES, Eloiza Cristiane. A inserção da tecnologia por meio de blog e webquest, em sala de aula, para o ensino de Geografia. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1969-8.pdf. Acesso em: 03/10/2013.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretária da Educação Média e Tecnológica, 1999.
.
RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SANCHO, Juana María. Tecnologias para transformar a educação. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SELBACH, Simone. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3º ed. São Paulo: Érica, 2001.
VESENTINI, José William. (Org.). Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.
ZÓBOLI, Graziella. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. 11º ed. São Paulo: Ática, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.