DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: O BLOG COMPREENDIDO COMO UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Natázia Camila da Silva Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Tailson Francisco Soares da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Andréa Lourdes Monteiro Scabello Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499420315

Resumo

Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s), no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, com o intuito de sugerir a viabilidade da utilização do blog como proposta metodológica. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Escolar Profª Júlia Nunes Alves o qual apresentou como amostra as turmas de 9º ano. Utilizamos uma abordagem me­todológica qualitativa, composta pela revisão de referencial teórica, aplicação de questionários e entrevista. Ao analisar a relação dos alunos com as NTIC’s, pode-se concluir que a proposta do blog é viável se adotarem algumas medidas fundamentais para sua aplicação, que representará uma forma de aproveitar a intensa relação que os alunos têm com a Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natázia Camila da Silva, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Geógrafa, Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí. Participa do Grupo de Pesquisas em Geografia Humana e Valorização do Espaço - UESPI. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Cultural, Ensino de Geografia, Metodologias e procedimentos alternativos no ensino de Geografia. Contato: nataziabj@hotmail.com


Tailson Francisco Soares da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Geógrafo, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014-2016), atuando na linha de pesquisa de ensino de geografia, atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2009-2013). Participa do Grupo de Pesquisas em Geografia Humana e Valorização do Espaço - UESPI. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Cultural, Fenomenologia, Representações Sociais, Cidade, Metodologias e procedimentos alternativos no ensino de Geografia. Contato: tailson.geografia@gmail.com

 

 

Andréa Lourdes Monteiro Scabello, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/CCHL,Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia - PPGAArq/UFPI (2012-2013), professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt/UFPI, Chefe de Curso do Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre UFPI (2009-2011), Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UFPI, Professora do Curso de Licenciatura em Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR (2013/2014), Professora Classe Adjunto I do Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre - UFPI (2009-2014), Professora Adjunto II - Licenciatura em Geografia (desde 2014), Doutora em Ciências (área de concentração Geografia Física - USP, 2004), Mestre em Ciências (área de concentração em Arqueologia - USP, 1997), Especialização em Ciências Sociais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo,1996), graduação em Pedagogia (UNINOVE, 2006,) Bacharel em Geografia (USP, 1989), Licenciada em Geografia (Faculdade de Educação - USP, 1991), Coordenadora do curso de Licenciatura em História e Geografia (Faculdades Integradas Teresa Martin, 2006-2008). Parecerista da Editora Saraiva (2001-2004). Assessora do MEC/PNUD (2000-2001). Professora de Geografia no Ensino Médio e Fundamental de escolas particulares de São Paulo (1992-2008). Tem experiência na área de Educação e Arqueologia com interesse nos temas: educação patrimonial, ensino de geografia, educação ambiental, arqueologia do turismo, arqueologia histórica, arqueologia pré-histórica e etnoarqueologia.

Referências

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel; Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1º ed. Campinas: Papirus, 2006.

CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala e aula. 7º ed. São Paulo: Contexto, 2005.

CARVALHO, Inês da Silva de Sousa. Fim do século: a escola e a geografia. 2º ed. Ijuí: Unijuí, 2004.

CORDEIRO, Helena Haas. Leitura e produção de textos através de projetos nas disciplinas de português e computação. Disponível: http://www.helenahaascordeiro.pro.br/?p=28 Acesso em: 23/06/2014

FILHO, Wolney Honório. Mídias e ensino de geografia. Disponível em: http:/www.soprando.net/ap/midia-e-ensino-de-geografia-personas-escolares-i. Acesso em: 3/10/2014.

GUARILHA, Julia Cristina Dias. Professores e blogs: espaços de interação e aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.mvirtual.com.br/midiaedu/monografias/julia.pdf>. Acesso em: 20/12/203.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente.13º ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MARMENTINI, Raquel. Do giz ao notebook: Geografia aliada às mídias. Um desafio para o professor do ensino público. Disponível em:< http://nead.riogrande.ifrs.edu.br/midias/. PDF>. Acesso em: 25/06/2014

MENDES, Marlene; TORRES, Eloiza Cristiane. A inserção da tecnologia por meio de blog e webquest, em sala de aula, para o ensino de Geografia. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1969-8.pdf. Acesso em: 03/10/2013.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretária da Educação Média e Tecnológica, 1999.

.

RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

SANCHO, Juana María. Tecnologias para transformar a educação. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SELBACH, Simone. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3º ed. São Paulo: Érica, 2001.

VESENTINI, José William. (Org.). Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.

ZÓBOLI, Graziella. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. 11º ed. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Silva, N. C. da, Silva, T. F. S. da, & Scabello, A. L. M. (2016). DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: O BLOG COMPREENDIDO COMO UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 87–97. https://doi.org/10.5902/2236499420315