O TEMA DA GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO

Autores

  • Alan Fernandes Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499414202

Resumo

Este artigo visa apresentar parte dos resultados da pesquisa realizada em 2012, que analisou as concepções e práticas de ensino de geografia utilizadas para lecionar o tema da globalização, no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de Florianópolis. Delimitou-se uma fundamentação teórica que a identificou no processo de desenvolvimento do capitalismo, bem como os fatos e os mitos atribuídos a este fenômeno. Foi adotada uma abordagem qualitativa indutiva e um enfoque interpretativo dialético da realidade, possibilitando constatar uma semelhança nas práticas de ensino utilizadas pelos professores e diferentes concepções sobre a globalização, evidenciando a confusão teórica acerca do tema.

 

Palavras-chave: Globalização, ensino de geografia, práticas de ensino.

 

DOI: 10.5902/2236499414202

 

 

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Biografia do Autor

Alan Fernandes Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e licenciado em geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC, na Área de concentração de Desenvolvimento Regional e Urbano, na linha de pesquisa de Geografia em Processos Educativos. Participante do Núcleo de Estuddos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NepeGeo) da UFSC.

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Publicado

2015-07-30

Como Citar

Santos, A. F. (2015). O TEMA DA GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(1), 49–66. https://doi.org/10.5902/2236499414202