DIREITOS DA PERSONALIDADE, BIOÉTICA E BIODIREITO: Uma breve introdução.

Autores

  • Júlio Moraes Oliveira Faculdade de Pará de Minas

DOI:

https://doi.org/10.5902/231630548750

Resumo

O presente artigo busca analisar alguns aspectos atuais no sistema jurídico brasileiro, principalmente aqueles relacionados ao biodireito e aos direitos da personalidade. Para tanto é feito um breve histórico dos direitos da personalidade e suas características. Define-se os conceitos de bioética e biodireito. Nesse contexto, o artigo aborda a discussão de três assuntos relevantes: a eutanásia e diretrizes antecipadas de vontade, a cirurgia de transgenitalização e a objeção de consciência como argumento contrário à transfusão de sangue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Moraes Oliveira, Faculdade de Pará de Minas

Professor Universitário e Advogado. Mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia, pela Universidade FUMEC - Especialista em Advocacia Cível pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV-EDESP - Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos - FDMC. Professor da FAPAM - Faculdade de Pará de Minas e da Faculdade Asa de Brumadinho.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Oliveira, J. M. (2013). DIREITOS DA PERSONALIDADE, BIOÉTICA E BIODIREITO: Uma breve introdução. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 2(1), 1–28. https://doi.org/10.5902/231630548750

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos