Bioética, empatia e justiça: novas fronteiras para os direitos dos animais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305494922

Palavras-chave:

Bioética, Direito dos animais, Justiça, Empatia, Paradigma interespecífico

Resumo

Um debate crescente sobre os direitos dos animais representa um claro afastamento dos paradigmas antropocêntricos, exigindo que a lei expanda seus limites de moralidade e ética. A bioética, incluindo valores como dignidade, empatia e justiça, emerge como o primeiro portal para inaugurar novas relações interespecíficas - onde os animais não são mais vistos apenas em termos de propósitos de uso humano, mas considerados dentro de uma perspectiva moral e legal. Este artigo abordará os fundamentos bioéticos da proteção animal em forma de workshop, considerando as implicações que isso tem para a lei e a sociedade. Em seguida, argumentará por uma noção ampliada de justiça - baseada na empatia. Através de disciplinas que interagem entre direito, filosofia e ciência natural, é destacado que a bioética tem sido capaz de moldar a legislação e até desenvolver novos precedentes legais cujas implicações devem ser levadas em conta à medida que entramos no século XXI de nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Bonella, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Direito Público – UNISC – e-mail: daniellebonella@gmail.com.

Thiago Carrao Sturmer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Gestão de Organizações Públicas – UFSM – e-mail: tsturmer@gmail.com.

Referências

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Método, 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

CORTE CONSTITUCIONAL DA COLÔMBIA. Sentença T-622/16 (Rio Atrato). 2017.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 36. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

DONALDSON, Sue; KYMLICKA, Will. Zoopolis: A Political Theory of Animal Rights. Oxford: Oxford University Press, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 17. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

NUSSBAUM, Martha. Frontiers of Justice: Disability, Nationality, Species Membership. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

POTTER, Van Rensselaer. Bioethics: Bridge to the Future. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1971.

REGAN, Tom. The Case for Animal Rights. Berkeley: University of California Press, 1983.

SINGER, Peter. Animal Liberation. New York: HarperCollins, 1975.

STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição Constitucional e Hermenêutica. São Paulo: Saraiva, 2014.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983/CE. Rel. Min. Marco Aurélio, j. 2016.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 640/RJ. Rel. Min. Edson Fachin, j. 2020.

SUPREMA CORTE DA ARGENTINA. Caso “Sandra” (2014). Caso “Cecilia” (2016).

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Paris, 1978.

Downloads

Publicado

11-04-2026

Como Citar

Bonella, D., & Sturmer, T. C. (2026). Bioética, empatia e justiça: novas fronteiras para os direitos dos animais. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 9, e94922. https://doi.org/10.5902/2316305494922

Edição

Seção

Dossiê