O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Autores

  • Adriana de Lacerda Rocha Estágio de pos-doutorado na UFSC (2014-) /Professora do Centro Universitário União Dinâmica Cataratas / Associada da ABEDI e CONPEDI
  • Karla Ulman da Fonseca UDC- Professora Mackenzie - Mestranda em Direito

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305421722

Palavras-chave:

Docência jurídica, Professor Reflexivo, Princípio de Exemplarismo Docente, Consciência ambiental

Resumo

Este artigo destaca o resultado de pesquisa empírica, de caráter etnográfico, sobre o perfil do professor de Direito tendo como paradigma a teoria do professor reflexivo. O trabalho aqui objetiva relacionar a questão respondida neste trabalho de campo quanto ao exemplarismo docente reflexivo do professor de Direito e o seu papel de educador no que tange à concretização da consciência ambiental. A partir do resultado de uma das questões aplicadas a 100% dos professores ativos no período e com formação jurídica, trás-se a ponderação sobre de que maneira a autoconscientização (ou sua falta) acerca de seu papel de educador e com exemplarismo ético repercute na instalação de uma consciência ambiental no mundo do discente de Direito. O resultado da pergunta específica do questionário revela que, até o momento, o professor de Direito não reflete sobre sua ação pedagógica o que, sob a análise deste texto, entende-se repercutir sobremaneira na consciência ambiental nos acadêmicos de Direito.

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Biografia do Autor

Adriana de Lacerda Rocha, Estágio de pos-doutorado na UFSC (2014-) /Professora do Centro Universitário União Dinâmica Cataratas / Associada da ABEDI e CONPEDI

Estágio de pós doutorado na UFSC (2014-)Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), área de concentração Direito, Estado e Sociedade. Mestre em Ciências Jurídicas, área de Teoria do Estado e da Constituição, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), e graduada em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1989). Atualmente exerce advocacia pro bono para o terceiro setor em Foz do Iguaçu, PR. É professora universitária desde 1997, com ênfase em Direito Público e áreas afins. Tem experiência na prática jurídica, principalmente no terceiro setor. Pesquisa os seguintes temas: Educação no ensino superior, educação jurídica, perfil do professor de Direito e Paradireitologia.

Karla Ulman da Fonseca, UDC- Professora Mackenzie - Mestranda em Direito

Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Direito pela PUC-SP. Professora universitária da Graduação em Direito da Faculdade União Dinâmica das Cataratas. Advogada pro bono de instituições de terceiro setor no município de Foz do Iguaçu/PR

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Rocha, A. de L., & da Fonseca, K. U. (2016). O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 4(2), 131–153. https://doi.org/10.5902/2316305421722

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos