GRUPOS ETNICOS ITALIANOS, RELIGIOSIDADE E NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Cesar Augusto Barichello
  • Júlio Ricardo Quevedo dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

etnias italianas, religiosidade, negociação de identidades.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a relação que se estabelece entre os grupos étnicos italianos, a religiosidade e a negociação de identidades na Quarta Colônia de Imigração Italiana, particularmente no atual município de Silveira Martins, Rio Grande do Sul.  Com esse intento o texto está subdividido em três partes: a primeira aborda as noções de grupo étnico, raça e nação; a segunda, a negociação da identidade do imigrante pelos grupos étnicos italianos; e a terceira aborda o papel da religiosidade na negociação da identidade do imigrante destacando o contexto da Igreja Católica no Brasil e no Rio Grande do Sul do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Cesar Augusto Barichello é mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM, fundador e primeiro presidente da Associação Italiana de Santa Maria (1985-1992), secretário da Cultura e Turismo do município de  Silveira Martins-RS (2005-2008) e Secretário Adjunto da Cultura do município de Santa Maria-RS (2009-2012).

(55) 96234489, e-mail: cesarebarichello@gmail.com

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

Barichello, C. A., & Quevedo dos Santos, J. R. (2012). GRUPOS ETNICOS ITALIANOS, RELIGIOSIDADE E NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Sociais E Humanas, 25(2), 189–198. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5171

Edição

Seção

Artigos Livres