RELAÇÕES DE GÊNERO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA PELA INTERNET: ESTUDO DAS DIMENSÕES DO RISCO PERCEBIDO

Autores

  • Juliana Del Secchi Dias de Carvalho PUCPR
  • Wesley Vieira da Silva PUCPR
  • Jansen Maia Del Corso PUCPR
  • Ubiratã Tortato PUCPR/PPAD

Palavras-chave:

Relações de gênero, Compras pela internet, Risco percebido

Resumo

O risco percebido é considerado como um dos grandes entraves para o crescimento da Internet como canal de compras. A inovação que este artigo propõe para os estudos desta temática é a avaliação do risco percebido nas compras pela Internet sob uma perspectiva de gênero, motivada por estudos precedentes que revelaram uma significativa maior adesão a este comércio por parte dos homens, que seriam também mais propensos a assumir riscos. Para tanto, foi realizado uma estudo quantitativo, com corte transversal, por meio de surveys eletrônicas disponibilizadas na Internet. A amostra foi composta por 190 internautas (90 mulheres e 80 homens), que haviam comprado produtos e/ou serviços pela Internet nos seis meses antecedentes à pesquisa, residentes em diversas regiões do Brasil e no exterior. Os resultados permitiram análises comparativas da percepção dos respondentes de cada gênero em cinco dimensões (financeiro, desempenho, psicológico, físico, social, tempo/conveniência) e no risco total que pode ser percebido nas compras realizadas pela Internet, avaliando a existência de diferenças estatisticamente significativas e possibilitando uma classificação destas dimensões por ordem de intensidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Del Secchi Dias de Carvalho, PUCPR

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - e Mestrado em Administração pela PUCPR. Professora da PUCPR e FESP.

Wesley Vieira da Silva, PUCPR

Graduado em Ciências Econômicas pela UFA. Mestre e Doutor em Administração pela UFSC. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR.

Jansen Maia Del Corso, PUCPR

Graduado em Educação Física pela UFPR. Graduado em Administração pela FESP. Mestre em Adminstração pela FGV-RJ. Doutor em Ciências de Gestão pela ESADE-Barcelona. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR.

Ubiratã Tortato, PUCPR/PPAD

Graduação e Mestrado em Administração pela UFPR, Doutorado em Engenharia de Produção pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR.

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

Carvalho, J. D. S. D. de, Silva, W. V. da, Del Corso, J. M., & Tortato, U. (2012). RELAÇÕES DE GÊNERO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA PELA INTERNET: ESTUDO DAS DIMENSÕES DO RISCO PERCEBIDO. Revista Sociais E Humanas, 25(2), 253–272. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2819

Edição

Seção

Artigos Livres