TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO

Autores

  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiéle Almeida Vieira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Keyla Alves Klimeck Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175825243

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar os efeitos das mudanças na estrutura social das microrregiões do Rio Grande do Sul e verificar como elas afetaram o número de matrículas no passado e, possivelmente, afetarão no futuro. Esta é uma pesquisa descritiva com base em dados secundários e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os resultados mostram que o processo de transição demográfica é heterogêneo no Estado, pois 15 das 35 microrregiões apresentaram redução da população de 2000 para 2010. Constata-se também que a taxa de dependência total teve queda generalizada, explicada pela redução na taxa de dependência de jovens superior ao aumento na de idosos. Com relação a educação, houve uma redução na taxa de analfabetismo e de matrículas do ensino fundamental e médio, tanto no sistema público quanto no privado, enquanto o ensino superior teve comportamento oposto. Além disso, as projeções sinalizam uma queda constante da população em idade escolar em todos os níveis. Estima-se que a demanda por ensino médio terá a maior redução no período 2020-2050, seguida pela educação infantil, ensino fundamental final e ensino fundamental inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascoal José Marion Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP). Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cristiéle Almeida Vieira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Keyla Alves Klimeck, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

27-06-2017

Como Citar

Marion Filho, P. J., Vieira, C. A., & Klimeck, K. A. (2017). TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO. Revista Sociais E Humanas, 30(1). https://doi.org/10.5902/2317175825243

Edição

Seção

Artigos Livres