O Papel Social da Criança Hospitalizada e a Contribuição do Profissional da Educação Física no Contexto Hospitalar

Autores

  • Cláudia Terra do Nascimento
  • Daniel Zacaron
  • Fernando Copetti

Palavras-chave:

papéis-sociais, Hospitalização infantil, Profissional de educação física

Resumo

Este estudo investigou o papel da criança hospitalizada e as possíveis contribuições do profissional da educação física no contexto hospitalar, diante das necessidades de movimentação corporal da mesma. Os papéis foram detectados através de uma entrevista dirigida aos enfermeiros; e a história de movimentos através de entrevistas com os pais. Os resultados demonstraram que o papel vivenciado pelas crianças no hospital refere-se ao papel social de doente, o qual implica em obediência, submissão e abandono de movimentação corporal fato esperado pelos enfermeiros e realizado pelas crianças. Assim, é fundamental a contribuição do profissional de educação física às crianças, na promoção de situações que possibilitem o viver outros papéis diferentes do ser o doente. Dessa maneira, a movimentação corporal, não será apenas uma ajuda física, mas, uma forma de reflexão e comunicação com o mundo.

 

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Como Citar

do Nascimento, C. T., Zacaron, D., & Copetti, F. (2010). O Papel Social da Criança Hospitalizada e a Contribuição do Profissional da Educação Física no Contexto Hospitalar. Revista Sociais E Humanas, 14(1), 20–25. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1148

Edição

Seção

Artigos Livres