Escola e Trabalho: uma Proposta para a Reflexão

Autores

  • Elides Maria Martini

Resumo

A nova versão do capitalismo e suas características; globalização, informatização, transforma a natureza do trabalho e acentua  a contradição entre o extremamente tecnológico e o artesanal. A sociedade global propõe mudanças aceleradas e radicais e cria teorias como meritocracia e empregabilidade dentro da sociedade capitalista, ligadas diretamente ao mercado de trabalho e consequentemente a educação do trabalhador. O presente artigo faz uma leitura do tema: escola e sua relação com o trabalho com o problema da formação profissional do trabalhador. Tem como enfoque a política e o econômico, trazendo a realidade escolar e desvelando intenções e interesses ideológicos confrontando distâncias e contradições da ação da escola. O trabalho entendido como ação criativa, política, libertadora, encontra limitações no tipo de educação do trabalhador que é massificada, repetitiva, sem domínio do conhecimento o que o torna incapaz de competir no mundo moderno. O encaminhamento desta analise passa pela situação do tempo -pós modernidade- para a realidade da escola sob os efeitos da globalização.

 

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Como Citar

Martini, E. M. (2010). Escola e Trabalho: uma Proposta para a Reflexão. Revista Sociais E Humanas, 12(1), 51–59. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1160

Edição

Seção

Artigos Livres