https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/issue/feed Revista Sociais e Humanas 2025-04-30T15:18:24-03:00 Rosane Janczura rsh@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Sociais e Humanas</strong>, publicação do <a title="CCSH" href="https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccsh/" target="_blank" rel="noopener"><strong>Centro de Ciências Sociais e Humanas</strong></a> da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, é um periódico quadrimestral que busca dar espaço à divulgaçãode artigos ou trabalhos de pesquisadores de todo o país e também do exterior. Trata-se de uma continuação da Revista do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, publicada entre 1975 e 1978.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2317-1758 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B3</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/74186 Do golpe ao governo Bolsonaro: a reforma do ensino médio e o estado do Paraná 2023-12-21T10:14:20-03:00 Vanessa Domingos Toledo vanessatoledo@unicentro.br Samuel Vitorio Barbosa sv21barbosa@gmail.com Ligiane Regina Poruczenyski ligianereginap@gmail.com Carlos Eduardo Laurentino Brancher carlos.brancher@escola.pr.gov.br Angela Terezinha Oliveira Brancher angeela.oliveira@hotmail.com <p>O objetivo deste estudo é apresentar as vicissitudes e as principais dificuldades encontradas com a reforma do Ensino Médio no Paraná. Buscamos identificar e apontar, por meio de uma linha do tempo, que parte do governo Dilma até o governo Bolsonaro (o qual legitimou tal reforma), com isso, tendo por base as consequências no Brasil, expomos os obstáculos já vivenciados no Paraná como um modo de compreender as interferências curriculares. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, em que se utilizou de documentos, leis, artigos e outras fontes teóricas que serviram de base e fundamento para esta pesquisa, trazendo reflexões e inquietações acerca da Reforma do Ensino Médio no Paraná. Por fim, nossos apontamentos destacam a importância da educação, bem como o rompimento com políticas públicas que vão ao encontro do capital, retomando a perspectiva de uma educação emancipadora que evidenciem os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.</p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Sociais e Humanas https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/43378 Políticas sociais e o território: do “fetiche” a sua ressignificação 2024-11-25T08:48:15-03:00 Renata Silva Barbosa renata.geo.barbosa@hotmail.com <p>A Ciência Geográfica tem como um dos conceitos-chave o território, que é compreendido como um espaço delimitado, nas mais variadas escalas e tempo, por vários atores sociais, a partir das relações de poder. Logo, torna-se um conceito revelador das realidades existentes, pois compreende como os espaços são dominados e apropriados, a partir das funcionalidades e/ou simbologias empregadas, e quais os atores sociais responsáveis por esses processos territoriais. Dito isto, o artigo tem como objetivo analisar como o território (termo exaustivamente inserido nas leis e políticas sociais) passa desse caráter fetichizado para revelador dos contextos sociais, possibilitando ações mais efetivas das políticas sociais de proteção das crianças e dos adolescentes em situação de rua. Fazendo essa análise parte de uma reflexão maior, da pesquisa da tese. Assim, tem-se como resultado que o território, enquanto conceito geográfico, pode contribuir para revelar as realidades sociais (suas demandas e carências) da população infanto-juvenil em situação de rua, possibilitando ações mais efetivas das políticas públicas.</p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Sociais e Humanas https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/61318 Dependência química no psicograma de grupo: a autoimagem como tema protagônico 2022-01-17T17:23:59-03:00 Katiussa Aparecida Gambin katiussagambin@gmail.com Viviane Oliveira de Almeida viviane0101@hotmail.com Marieli Mezari Vitali marielimezari@gmail.com <p>A dependência química envolve inúmeros prejuízos pessoais e relacionais e o Psicodrama pode auxiliar no processo de reabilitação psicossocial. O presente estudo teve como objetivo investigar, por meio de Psicodrama de grupo, como os dependentes químicos relacionam-se com sua autoimagem. Trata-se de um estudo qualitativo em formato de pesquisa-ação, realizada em modalidade de Psicodrama de grupo com 6 usuários do Centro de Atenção Psicossocial II Álcool e Outras Drogas. A partir de duas sessões em que o tema protagônico foi a autoimagem dos participantes, possibilitou-se que os indivíduos identificassem como se viam e construíssem uma imagem menos vitimizadora e mais ativa nas relações. Também foi possível trabalhar a aceitação de sua imagem, descobrindo potencialidades e reconhecendo limitações.</p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Sociais e Humanas https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/28113 A avaliação de documentos em trabalhos de conclusão de curso na UFSM 2022-01-17T17:25:53-03:00 Luciane Jordão Cavalheiro luciane.jocca@gmail.com Fernanda Kieling Pedrazzi fernanda.pedrazzi@gmail.com <p>Esta pesquisa objetiva investigar como a função avaliação de documentos é abordada nos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Através da pesquisa, buscou-se identificar e registrar o posicionamento dos docentes sobre a reforma curricular, com ênfase na de 2004.Tendo como base o currículo vigente do curso, que existe desde 2004, focando nos Trabalhos de Conclusão de Curso e na função Avaliação, bem como conhecer o histórico da disciplina “Avaliação de documentos” do Curso de Arquivologia da UFSM, seus objetivos, os docentes e os referenciais identificou-se que de 198 Trabalhos de Conclusão de Curso, compreendendo o período de 2005 a 2015, apenas três continham “avaliação” como palavra-chave e/ou a trouxeram no título no sentido da função arquivística. A partir da coleta de dados realizada com entrevistados e com a avaliação dos currículos percebeu-se que o curso está se atualizando e aperfeiçoando as atividades acadêmicas, assim como também a disciplina de avaliação tem acompanhado as novas tendências e alcançou destaque com o passar do tempo. Verificou-se que os trabalhos apresentaram um estudo profundo, pois a abordagem envolvendo a função avaliação foi analisada sob vários aspectos da arquivística. Saber o que está sendo produzido sobre esse assunto pode resultar em novas pesquisas, visando qualificar o Curso e a área da pesquisa.</p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Sociais e Humanas https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/85718 Novos modos de subjetivação e a repercussão no adolescer 2024-11-27T13:32:40-03:00 Ana Clara Consoni Mossini anaconsonimossini@gmail.com Eduardo Toshio Kobori toshio_kobori@hotmail.com <p>Este trabalho pretende investigar as formas atuais de sofrimento, bem como este processo pode ocorrer nos adolescentes. Para tanto, utilizamos num primeiro momento, principalmente, as teorias de Freud e Aberastury a fim de compreender as ondas pulsionais e os lutos decorrentes desse período, perpassando rapidamente pela infância para se compreender os processos até a chegada da adolescência. Em seguida veremos as contribuições do período histórico que vivenciamos nos processos de subjetivação, iniciando pelas contribuições de Guy Debord, Joel Birman e Christopher Lasch em suas críticas sobre a cultura do narcisismo e a sociedade do espetáculo. Abordaremos também as novas configurações familiares através da óptica de Freud e Lacan, bem como o declínio da função paterna. Também estudaremos autores que alertam sobre a tecnologia enquanto tamponamento de sofrimento. E, ao final, indicaremos a continuação da pesquisa.</p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Sociais e Humanas https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/83790 Só é feia quem quer? Corpos transmutados em busca de uma identidade: um olhar psicanalítico para a subjetividade feminina 2024-11-29T09:39:15-03:00 Cleusa Salete Costa Beber profnh@yahoo.com.br Ronalisa Torman ronalisa@feevale.br <p>Na atualidade, percebe-se cada vez mais mulheres à procura de cirurgias plásticas estéticas, em busca de um ideal de beleza, para as quais a imagem passou a ser o motor para a felicidade. Este artigo objetiva compreender o que as mulheres residentes no Brasil buscam com a realização de múltiplas cirurgias plásticas e quais desdobramentos psíquicos apresentam frente a estes procedimentos. A pesquisa caracterizou-se por ser do tipo qualitativa, exploratória e descritiva, cuja amostra foi constituída por oito mulheres, selecionadas via redes sociais, e que realizaram ao menos quatro tipos, ou mais, de cirurgias estéticas. As entrevistas ocorreram de forma presencial e <em>online</em>, através da plataforma Google Meet. A análise de conteúdo realizou-se de acordo com Bardin (2020), onde emergiram três categorias: “Múltiplas cirurgias plásticas estéticas: um nascer de novo?”, “P, PP, M, G, GG: qual é o padrão?” e “Desdobramentos psíquicos: virou obsessão, eu quero ficar perfeita”. A partir dos resultados, constatou-se que, para todas as mulheres participantes desta pesquisa, a busca pelo corpo ideal(lizado) através de múltiplas cirurgias plásticas, de forma obsessiva e por vezes insuficiente, tornou-se causa de angústia. Conclui-se, ao findar esta pesquisa, que 90% das entrevistadas apresentam sofrimento psíquico, ocasionado por essa busca incansável e desenfreada por um corpo inexequível.</p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Sociais e Humanas