O CONTROLE INTERNO NO PATRIMÔNIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Nilson Amaury Siqueira
  • Antonio Reske Filho

Palavras-chave:

Controle Interno, Bens Patrimoniais, Patrimônio Permanente, Divisão de Patrimônio, Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

O presente artigo analisa, historicamente, a forma com que o controle patrimonial tem sido feito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde sua criação em 19 de dezembro de 1960. Preocupa-se também com os dispositivos legais aos quais as Autarquias estão atreladas no que tange à segurança, zelo e prestação de contas dos bens patrimoniais. Destaca a atuação da Divisão de Patrimônio (DIPAT) no período de 2002 e 2005 desenvolvendo um trabalho minucioso ao inventariar o patrimônio permanente da UFSM. Apresenta, ao final, recomendações de melhorias para o controle interno do patrimônio da UFSM. Em relação à metodologia empregada, o trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa exploratória e bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Amaury Siqueira

Licenciatura Plena  em Letras/FIC/RS. Especialista em Administração e Gestão Pública/UFSM/RS

Antonio Reske Filho

Orientador, Mestre em Administração, Especialista em Metodologia da Pesquisa, Contador e Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

Downloads

Como Citar

Siqueira, N. A., & Filho, A. R. (2009). O CONTROLE INTERNO NO PATRIMÔNIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UM ESTUDO DE CASO. Revista Sociais E Humanas, 20, 209–220. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/841