INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Elaide Terezinha Hundertmarck Minato
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Palavras-chave:

Inteligência emocional, competência, realização profissional, serviço público.

Resumo

Este artigo aborda aspectos relacionados às mudanças e transformações enfrentadas pelas organizações no mundo do trabalho nas últimas décadas. Atualmente, tem-se observado o crescimento das exigências por um trabalho competente e o quanto as pessoas esforçam-se para atender tais expectativas, o que potencializa a importância da competência emocional, e suas decorrências para o relacionamento no ambiente de trabalho, ciente da grande importância dada à Inteligência Emocional na realização de qualquer atividade e, em especial, nas relações em uma instituição pública de ensino superior. Buscou-se identificar a importância atribuída pelas pessoas à inteligência emocional no trabalho no cotidiano dos Servidores Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Santa Maria. Participaram da pesquisa 23 servidores matriculados no Curso de Capacitação em Relações de Trabalho e Desenvolvimento Pessoal, realizado no período de setembro à dezembro de 2006, no Centro de Ciências da Saúde dessa Universidade. O instrumento de pesquisa constituído de perguntas abertas e questionário estruturado indicou que os entrevistados apresentam Inteligência Emocional desenvolvida e conceituam: competência como realizar as tarefas da melhor maneira possível, cumprir com os compromissos, ter responsabilidade e dedicação, procurando mantê-los integrados no grupo; qualidade como trabalhar eficientemente em um ambiente onde todos possam interagir e atender às necessidades e expectativas das pessoas para as quais trabalham e realização profissional como obter novos conhecimentos, ter o seu esforço reconhecido, através da comunicação e atenção por parte de colegas e superiores; fazer o que gosta, envolver as pessoas com motivação, proporcionando novos desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaide Terezinha Hundertmarck Minato

Especialista em Administração e Gestão Pública - UFSM/RS - Servidora Técnico Administrativa/PPG/CF do CCS/UFSM.

Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

 Orientadora Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga. Doutoranda em Administração – Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas/UFSM/RS.

Downloads

Como Citar

Minato, E. T. H., & Madruga, L. R. da R. G. (2009). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Sociais E Humanas, 20, 11–22. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/825

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)