POLÍTICAS PÚBLICAS DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM PORTUGAL: DA GÊNESE À MAIORIDADE – UMA ANÁLISE A TRÊS PROGRAMAS E DEZENOVE ANOS DE INTERVENÇÕES

Autores

  • Vítor Daniel Pires Ferreira Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Património Cultural, Políticas Públicas, Cultura, Evolução, Portugal

Resumo

O conceito Património Cultural sofreu uma evolução constante nas últimas décadas, conferindo-lhe uma nova centralidade no domínio das ciências sociais. A centralidade que se situava no domínio da preservação e conservação do Património, é actualmente, fruto do que alguns autores denominam de “tripla extensão do conceito”, tipológica, cronológica e geográfica, alargada a âmbitos até então inexistentes, acompanhando as funções que a sociedade contemporânea reserva para o conceito e consequentemente pela alteração do olhar que as políticas públicas lhe direccionam.

Este olhar tem vindo a incorporar questões como os seus usos. Defende-se a envolvência dos cidadãos, que é acompanhada por políticas de descentralização e desconcentração da administração central.

Mesmo sendo uma área prioritária de intervenção política, rareiam no entanto os estudos que analisam estas políticas e a sua evolução. Com o presente artigo pretende-se traçar a evolução das políticas públicas de cultura no que concerne ao Património Cultural em Portugal, mas igualmente compreender a interligação destas com outras políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Daniel Pires Ferreira, Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) Universidade de Coimbra

Vítor Ferreira nasceu em Heidelberg na Alemanha, em 1975. É Licenciado em Línguas Modernas Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em Política Cultural Autárquica, especializou-se igualmente em Gestão e Programação do Património Cultural na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Presentemente é Investigador Auxiliar Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) das Universidades de Coimbra, Porto e Minho, realizando investigação no domínio do Património Cultural, nomeadamente das Políticas, Intervenções e Representações deste em contexto urbano europeu. É doutorando em Turismo Lazer e Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Ferreira, V. D. P. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM PORTUGAL: DA GÊNESE À MAIORIDADE – UMA ANÁLISE A TRÊS PROGRAMAS E DEZENOVE ANOS DE INTERVENÇÕES. Revista Sociais E Humanas, 26(2), 274–290. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5875

Edição

Seção

Artigos Livres