TERRITÓRIOS DE SAÚDE E PINTURA: PINCELADAS PICTÓRICAS E SOCIOCULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175834313

Palavras-chave:

Pintura, Saúde coletiva, Populações vulneráveis, Cultura

Resumo

A pintura vem sendo utilizada como instrumento para representar instituições, seus valores, comportamentos e sumariamente estabelecer relações sociais por meio de representações pictóricas nas últimas décadas. É um fenômeno que vem a representar pela sensibilidade das cores e das artes, assim como de seus processos construtivos às faces invisíveis de povos e populações vulneráveis. O objetivo deste trabalho é divulgar o imagético dos povos indígenas das etnias do baixo amazonas por meio de arquivos de registros de pesquisa de campo em formato pictórico por meio da pintura. O trabalho utiliza a técnica de pintura de retrato e tem como base a pintura à óleo. É um conjunto de retratos que mostram a diversidade e simbologias da cultura indígena, por meio de expressões registradas in loco, realizadas entre os anos de 2015 a 2018 no município de Oriximiná, PA, onde há exploração de mineração por empreendimentos capitalistas. Foi possível não somente entrar no universo de expressão corporal das etnias registradas, mas identificar novos e antigos costumes inseridos, possibilitando uma reflexão sobre populações tradicionais e desenvolvimento por uma ótica visual e social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádile Juliane Costa de Castro, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ciências socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Mestre em doenças tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical/UFPA. Especilista em saúde Pública. Enfermeira. Pesquisa sobre saúde de populações tradicionais, educação em saúde e vigilância sanitária. Atuou no DSEI GUATOC e CTA de Benevides-PA. Já foi docente da UFPA, UEPA, FCAR Estácio e UNAMA. Participa atualmente do Grupo LabCorpo e Grupo de pesquisa das Guianas.

Referências

BRITTO, L. O ensino de Artes Visuais contemporâneas para crianças de pré-escola. Revista Ciclos, v. 1, n. 2, p. 66-77, 2014.

CHAVES, L. P. Pintura e sociedade: retratos de beneméritos das Sociedades Portuguesas de Beneficência e o patrimônio cultural no Sul do Brasil. Revista Memória em Rede, v. 6, n. 10, p. 151-163, 2016

MORAES, D. A. Algumas considerações sobre o desenvolvimento do estudo da pintura do retrato. APOTHEKE, v. 1, n. 1, 2015.

Downloads

Publicado

06-11-2018

Como Citar

Castro, N. J. C. de. (2018). TERRITÓRIOS DE SAÚDE E PINTURA: PINCELADAS PICTÓRICAS E SOCIOCULTURAIS. Revista Sociais E Humanas, 31(2). https://doi.org/10.5902/2317175834313

Edição

Seção

Produção Artístico-Cultural