O DESAFIO DE TORNAR-SE SUJEITO DA PRÓPRIA HISTÓRIA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA SÓCIO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria Fernanda Diogo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Chalfin Coutinho Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Trabalho, Gênero, Vigilância Privada, Trajetória Sócio Profissional.

Resumo

No Brasil, o segmento de vigilância apresenta intenso predomínio masculino. Discute-se neste artigo as táticas de inserção de uma mulher nesta área por meio de um estudo de caso. Apresentou-se a trajetória sócio profissional de uma mulher matriculada em um curso profissionalizante de vigilante objetivando compreender porque ela procurou esta formação, suas expectativas, suas táticas de inserção nesta e/ou em outras profissões e como estas foram por ela significadas. Para coleta de informações, realizaram-se entrevistas recorrentes e utilizou-se a técnica da Trajetória Sócio Profissional. A análise sistemático-dialética buscou o alinhavo do sensível com as condições materiais vividas, o contexto social, cultural e político. Denominou-se movimento o percurso narrado no transcurso das entrevistas. Percebeu-se que esta mulher buscou lançar mão de táticas que a colocaram no lugar de sujeito da sua história, rompendo com trajetórias pessoais e familiares consideradas sofridas, buscando desenvolver sua autonomia. Perceberam-se aspectos relacionados às diferenças de gênero no segmento de vigilância, bem como no modo como ela organizava sua trajetória e seu cotidiano. Também foi possível apreender que as entrevistas possibilitaram à participante uma reflexão sobre seu processo e, mesmo sem intenções clínicas, tornaram-se fontes de insights.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Fernanda Diogo é Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Psicossomática pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Psicologia da Infância pela Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda por esta última instituição. 

Maria Chalfin Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Chalfin Coutinho é Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista Produtividade do CNPq e Pós-Doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

12-02-2012

Como Citar

Diogo, M. F., & Coutinho, M. C. (2012). O DESAFIO DE TORNAR-SE SUJEITO DA PRÓPRIA HISTÓRIA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA SÓCIO PROFISSIONAL. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 178–191. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2860

Edição

Seção

Artigos Livres