A SOCIEDADE EM REDE E AS DOENÇAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA BASEADA NA UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Bruno Mello Correa de Barros Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD, com ênfase na área de concentração Direitos Emergentes na Sociedade Global, e linha de pesquisa Direitos da Sociedade em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestrado em Direito.
  • Matheus Lima Roldão Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175825959

Palavras-chave:

Doenças, Distúrbios, Saúde, Sociedade em rede, Tecnologias digitais,

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover a visualização acerca do panorama contemporâneo que diz respeito à utilização do aparato tecnológico característico da sociedade em rede a partir da perspectiva da emergência de novas doenças relacionadas à essa expertise tecnológica. Assim, pretende-se explorar a relação existente entre as novas tecnologias informacionais e verificar se existe a sua relação direta com os novos distúrbios de saúde observados hodiernamente.  Nesse sentido, para a feitura do presente trabalho optou-se pela utilização do método de abordagem indutivo, partindo de uma concepção mais restrita, baseada na perspectiva da morfologia da sociedade em rede, alargando-se tal prerrogativa para a observância das novas doenças ocasionadas por esse uso constante de tecnologias no cotidiano dos indivíduos. Também se utilizou o método de procedimento funcionalista, consubstanciado com a técnica de pesquisa baseada em fonte documental e pesquisa bibliográfica. Por fim, restou verificada a emergência de novas doenças em decorrência da utilização maciça e potencial das novas tecnologias digitais, como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o que flagrantemente provoca e traz à tona um iminente novo problema de saúde pública, o que deixa claro a imediata necessidade de uma estruturação moderna e eficaz dos mecanismos de saúde para tratar desse tipo de nova ocorrência, característica de uma sociedade em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mello Correa de Barros, Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD, com ênfase na área de concentração Direitos Emergentes na Sociedade Global, e linha de pesquisa Direitos da Sociedade em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestrado em Direito.

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Área de Concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global. Linha de Pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Professor do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES de Fevereiro de 2016 a Março de 2017.. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, intitulado Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet - CEPEDI. De 2014 a 2015 participou como pesquisador do grupo Núcleo de Direito Informacional - NUDI da UFSM, também cadastrado no CNPq. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI e membro associado da Academia Nacional de Estudos Transnacionais - ANET. Parecerista permanente da Revista de Estudos Jurídicos UNESP. Autor de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e pesquisas nas áreas de Direito Digital, Direito e Internet, Direito da Criança e do Adolescente, bem como temas relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC e Democratização da Mídia.

Matheus Lima Roldão, Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

27-06-2017

Como Citar

Barros, B. M. C. de, & Roldão, M. L. (2017). A SOCIEDADE EM REDE E AS DOENÇAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA BASEADA NA UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Sociais E Humanas, 30(1). https://doi.org/10.5902/2317175825959

Edição

Seção

Dossiê Temático