GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

Autores

  • Adélcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Alexandre Carvalho Acosta IFC- Campus Videira-SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175823722

Palavras-chave:

Gestão, Capital intelectual

Resumo

Duas perspectivas diversas abordam os ativos intangíveis. Na primeira delas, considera-se que a empresa é formada por ativos tangíveis mais o capital intelectual. Esse capital intelectual é dividido em ativos de mercado, ativos humanos, ativos de propriedade intelectual e ativos de infraestrutura. Por sua vez, na segunda abordagem, emerge que a organização se constitui de uma dimensão visível e de uma parte oculta. A parte oculta compreende o capital intelectual, formado pela junção de capital humano com o capital estrutural (ANTUNES, 2000). Nessas duas abordagens, a primeira delas de Brooking e a segunda de Edvinsson e Malone, observa-se uma diferença quanto ao uso de terminologias diferentes para designar os mesmos objetos: enquanto que um autor emprega a palavra ativo os outros dois fazem uso do termo capital. Segundo Antunes (2000), embora eles sejam corretamente empregados, o porquê de tal procedimento, conclui-se que ambas estão corretamente empregadas, pois todos os componentes do capital intelectual são elementos essenciais para as empresas, representando recursos ou capital, se vistos pela economia, e ativos – bens e ou direitos – se vistos pela contabilidade, pois estes se enquadram na definição de ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adélcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Escritor, pesquisador e professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Alexandre Carvalho Acosta, IFC- Campus Videira-SC

Escritor, pesquisador e professor para as áreas de administração, comunicação e marketing do Instituto Federal Catarinense.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Como Citar

dos Santos, A. M., & Acosta, A. C. (2016). GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL. Revista Sociais E Humanas, 29(2), 78–92. https://doi.org/10.5902/2317175823722

Edição

Seção

Artigos Livres