CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS JOGOS, DA ESCOLHA RACIONAL E DO CONCEITO DE CAPITAL SOCIAL PARA O ESTUDO DA COOPERAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E PODER PÚBLICO LOCAL

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Docente da Faculdade Novo Milênio e discente do programa de doutor em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175820954

Palavras-chave:

Ação Coletiva, Racionalidade, Capital Social, Teoria dos Jogos, Teoria da Escolha Racional.

Resumo

Quais as motivações sustentam uma ação coletiva é uma questão bem presente na Sociologia Política e na Ciência Política. Buscando responder essa indagação frutificaram diversas teorias, dentre elas a Teoria da Escola Racional, a Teoria da Escolha Racional, a Teoria da Mobilização dos recursos e a Teoria do Confronto Política, cada uma delas, com abordagens diferentes e explicações próprias. O presente paper se propõe discutir, a luz das Teorias dos Jogos, da Escolha Racional e do conceito de Capital Social, quais as motivações para a ação coletiva em parceria com o Poder Público local, tomando como estudo de caso uma ação coletiva ocorrida em 2011 no município de Piúma, localizado no sul do Estado do Espírito Santo. Foi realizada uma breve revisão de literatura e entrevistas aos envolvidos na ação coletiva. A incredibilidade nos políticos locais, o individualismo e a racionalidade foram chaves para a ação. Identifica-se que, embora inicialmente não houvesse um estoque significativo de Capital Social, a ação coletiva parece ter criado sinergia participativa e ampliado o estoque desse capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Docente da Faculdade Novo Milênio e discente do programa de doutor em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

Docente da Faculdade Novo Milênio, doutor em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Editor chefe das revistas Foco (FNM), da Café com Sociologia e da Revista Clóvis Moura de Humanidades(UEPI). Membros do conselho editorial da Revista Clóvis Moura da Humanidades.

Downloads

Publicado

10-02-2017

Como Citar

Bodart, C. das N. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS JOGOS, DA ESCOLHA RACIONAL E DO CONCEITO DE CAPITAL SOCIAL PARA O ESTUDO DA COOPERAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E PODER PÚBLICO LOCAL. Revista Sociais E Humanas, 29(3). https://doi.org/10.5902/2317175820954

Edição

Seção

Artigos Livres